Passados cinco meses da implementação da nova regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permite às empresas cobrar pelo despacho de bagagens, somente agora as aéreas internacionais anunciaram mudanças em suas políticas – ainda que tímidas. A TAP foi a única a implementar uma mudança mais significativa: desde o último dia 1 de setembro a franquia de duas malas de 32 kg na classe econômica foi alterada para uma de 23 kg e a aérea também criou uma nova categoria, a Discount, em que a primeira peça despachada passa a custar US$ 45* se o serviço for comprado 36 horas antes do embarque pelo site. Avianca, Emirates e Delta apresentaram mudanças no limite de franquia. Empresas que não alteraram suas políticas e ainda permitem o embarque de duas peças de 32 kg cada: Air Canada, Air Europa, Air France, Alitalia, American Airlines, British Airways, Ethiopian, Iberia, KLM, Qatar, Swiss e Turkish.
Confira abaixo o detalhamento sobre a política de cada empresa sobre o despacho de bagagens:
Aerolíneas Argentinas
Em voos do Brasil para a América do Sul, a franquia é de uma de 23 kg na classe Economy e de 30 kg na classe Club Economy. Para viagens para e do Brasil até a Espanha, Itália, Estados Unidos, México e República Dominicana, inclui-se no bilhete duas peças de 32 kg.
Aeroméxico
Os voos que tem como origem ou destino o Brasil poderão despachar duas peças de 23 kg cada na classe econômica e três peças de 32 kg cada na classe Premier. A nova política, que entrou em vigor no dia 11 de setembro, não se aplica para os passageiros que adquiriram as passagens antes desta data.
Air Canada
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg gratuitas para todos os voos com saída e destino no Brasil.
Air China
Nos voos envolvendo o Brasil, a franquia permanece a de duas peças de 32 kg na primeira classe e classe executiva, e de uma peça de 23 kg para a classe econômica.
Air Europa
Não alterou sua política. Mantém a franquia de duas peças de 32 kg para sua classe Turística e de três peças de 32 kg para a classe business.
Air France
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg para viagens de ida e volta cujo primeiro voo parte do Brasil.
Alitalia
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg em voos saindo do Brasil. Já em voos com destino ao Brasil, a franquia é de duas peças de 23 kg.
American Airlines
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg para voos envolvendo o Brasil.
Avianca
Nos voos para a América do Sul, a franquia é de uma peça de 23 kg na classe econômica e duas peças de 32 kg na classe executiva. Já para voos para os Estados Unidos a franquia é de duas peças de 23 kg cada.
Boliviana de Aviación
Em voos do Brasil à Argentina e à Bolívia, permite o despacho de uma peça de 30 kg e bagagem de mão de 7 kg. Do Brasil até Miami e Madri, a franquia para despacho é de duas peças de 23 kg, com bagagem de mão de no máximo 10 kg.
British Airways
Para voos de ou para o Brasil mantém-se a franquia de duas peças de 32 kg cada na classe econômica.
Condor
Para viagens que começam no Brasil, a franquia é de duas peças de 32 kg para todas as classes.
Copa Airlines
Nos voos para a América Central e a América do Sul, a franquia é de duas peças com peso máximo combinado de 32 kg – exceto Venezuela para onde se pode levar no máximo duas peças de 23 kg cada. Para voos até Canadá e EUA, a franquia é de duas bagagens de no máximo 32 kg. Já para o México a franquia fica de duas peças de 23 kg cada.
Delta
A franquia inclui na passagem econômica duas peças de 23 kg cada. Na primeira classe, são duas peças de 32 kg cada.
Emirates
Em voos com saída do Brasil, a franquia é de dois itens de bagagem de até 23 kg na classe econômica e dois itens de até 32 kg na primeira classe e na classe executiva. Como essa mudança foi feita recentemente, se você comprou um bilhete antes de 1º de agosto, tem direito a duas peças de 32 kg, em qualquer classe.
Ethiopian
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg para os brasileiros.
Iberia
Oferece, na classe econômica, a franquia inclusa de duas peças de 32 kg para despacho. Na classe executiva, são três peças de 32 kg.
KLM
Para voos do Brasil, a franquia gratuita é ainda de duas peças de 32 kg.
Lufthansa
Uma bagagem de 23 kg na classe econômica.
Meridiana
A companhia permite aos brasileiros a franquia gratuita de duas peças de 23 kg.
Qatar
A franquia permanece a de duas peças de 32 kg.
Royal Air Maroc
Tem franquia de duas peças de 32 kg nas classes econômica e premium, para passageiros brasileiros.
Surinam
Para o voo entre Belém e Paramaribo, inclui-se a franquia de uma peça de 30 kg. Já em voos começando no Brasil com destino à Europa, Oriente Médio e EUA, vale a franquia de duas peças de 32 kg.
SWISS
Mantém a franquia gratuita de duas peças de 32 kg.
Taag
Para a classe econômica, a franquia é de duas peças de 32 kg. O mesmo serve para a classe executiva e a primeira classe, que permite o despacho de duas peças de 32 kg.
Tacv
Nos voos do Brasil para a Europa e Cabo Verde, a franquia incluída é de duas peças de 23 kg cada, e para Dakar e Bissau, o máximo é de uma peça de 32 kg.
TAP
Uma nova classe tarifária foi criada, a Discount, que só dá direito a uma bagagem de mão de no máximo 10 kg. Nessa categoria, o passageiro pagará US$ 45 para despachar uma mala se adquirir o serviço com antecedência superior a 36 horas. Pagará US$ 80 se o fizer com menos de 36 horas do embarque. Se deixar para comprar o serviço no check-in, vai pagar U$S 175 pelo primeiro item despachado.
A franquia para as outras tarifas da classe econômica (Basic, Classic e Plus) também mudou: a Basic dá direito a uma peça de bagagem de até 23kg; a Classic dá direito a duas peças de até 23kg e a Plus, que permite até 3 peças de até 23kg cada.
Turkish
Os voos operados no Brasil (para a Turquia e para a Argentina) permitem franquia gratuita de bagagem de duas peças de 32 kg cada.
United
Para passagens compradas a partir do dia 13 de julho, inclui-se a franquia de duas peças de até 23 kg na classe econômica. Para as demais tarifas, inclui-se duas peças de até 32 kg.
Fonte: Ariene Leite e Laís Ribeiro / Viagem e Turismo Abril