quinta-feira, fevereiro 13, 2025
InícioNão deixe de lerBolsonaro, Doria e Witzel se mobilizam para receber prefeito de Miami no...

Bolsonaro, Doria e Witzel se mobilizam para receber prefeito de Miami no Brasil

Aproximação entre Brasil e Estados Unidos, alavancadas após a chegada de Jair Bolsonaro à presidência


Aproximação entre Brasil e Estados Unidos, alavancadas após a chegada de Jair Bolsonaro à presidência, acabam de ganhar mais um aliado: o prefeito de Miami.

O republicano Francis Xavier Suarez desembarcou em São Paulo na última segunda-feira (12) e, já nesta terça (13), se reuniu com o governador João Doria e com o prefeito da capital, Bruno Covas.

A agenda do político ainda inclui visitas ao presidente Bolsonaro e ao governador e prefeito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel e Marcelo Crivella, respectivamente.


A cidade governada por Francis Suarez é o terceiro principal destino turístico dos brasileiros nos EUA, depois de Orlando e de Nova York.


Em seu primeiro ato no Brasil, Suarez assinou um acordo com o Sebrae de São Paulo para promover o crescimento empresarial entre a capital paulista e Miami .

Então a ideia é que aconteça troca de informações entre os empresários das duas cidades.


A assinatura foi comemorada pelo prefeito da cidade norte-americana em seu Twitter pessoal.


Na capital paulista, o político norte-americano teve uma reunião com João Doria com a presença de Bruno Covas para tratar de políticas de aproximação dos empresários paulistas com os EUA.


O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, assinou nesta quarta-feira (14) dois protocolos de cooperação com o prefeito de Miami, Francis Xavier Suarez. Os documentos preveem a realização de ações conjuntas das duas cidades. Um é focado na troca de experiências no setor de turismo e outro abrange questões de planejamento urbano, cidades inteligentes e transparência pública.


— Nós queremos que nossas cidades sejam mais conhecidas.

Então, os eventos que eu for fazer aqui agora, por exemplo, o Congresso Mundial de Arquitetura, eu pedi ao prefeito que noticiasse lá em Miami e, quem sabe, pelos meios de comunicação de Miami, noticiasse para todos os Estados Unidos e ele me prometeu que faria isso, que ajudaria — disse Crivella, em entrevista no Palácio da Cidade no começo da tarde.

Francis Suarez

O prefeito norte-americano afirmou que o comércio com o Brasil corresponde a 11% das exportações e importações feitas por Miami.

Ainda segundo ele, 500 mil brasileiros visitam a localidade todos os anos e outros 300 mil têm residência fixa no estado da Flórida, onde fica a cidade. A visita de hoje é a primeira de Suarez ao Rio de Janeiro.


— O Rio em particular e o Brasil como um todo são incrivelmente importantes do ponto de vista estratégico para a cidade de Miami, para o estado da Flórida e para os Estados Unidos — disse Suarez, ao complementar — Nós temos muito em comum com o Rio. Em particular, nossas praias, localização próxima ao litoral e os eventos climáticos, que impactam na qualidade de vida.


Antes do encontro com Crivella, Suarez esteve com o governador Wilson Witzel no Palácio Guanabara. Realizada no fim da manhã, a reunião não teve o conteúdo das conversas divulgado à imprensa.


Segundo o prefeito do Rio, as “afinidades culturais” entre as duas cidades facilita o intercâmbio de informações.

Técnicos cariocas poderão ser enviados a Miami para estudarem questões como o impacto das mudanças climáticas nas áreas próximas ao mar e outros problemas comuns aos dois locais.

Além do Congresso Mundial de Arquitetura, Suarez se comprometeu a colaborar na divulgação de um evento relacionado a incubadoras de startups que deve ser realizado no Rio.


— Acho que ele se sente em casa conosco, muito à vontade e, com isso, as parcerias vão surgindo naturalmente – afirmou Crivella.
Os tais protocolos assinados hoje preveem ainda elaboração de acordos técnicos. A partir daí, serão detalhados os programas, projetos, planos de trabalho e atividades a serem desenvolvidos nesta parceria.

A prefeitura informa, em nota, que as ações conjuntas serão financiadas “com os recursos alocados nos respectivos orçamentos”, parcerias público-privadas e financiamentos obtidos de entidades multilaterais, entre outras fontes.

O prefeito de Miami ainda pretende se reunir com Jair Bolsonaro na quinta-feira (15) para tratar do apoio ao presidente brasileiro nas relações Brasil e Estados Unidos e se solidarizar com a escolha de Eduardo Bolsonaro para a Embaixada.


Fonte: Último Segundo – iG / Extra- O Globo

Foto Edvaldo Reis/ Prefeitura do Rio

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Most Popular