O estado separou-se dos Estados Unidos em 1861, juntando-se aos Estados Confederados da América. Após a derrota dos confederados na Guerra Civil Americana, em 1865, a Flórida foi readmitida como estado em 1868. Desde então, a população da Flórida começou a crescer consideravelmente, crescimento que continua até os dias atuais.
O nome da península foi dado pelo conquistador espanhol Juan Ponce de León (1460-1521), que explorou a região em abril de 1513. Segundo a corrente mais difundida, o nome ¨Florida¨ (em castelhano,e também em português, cheio de flores) deve-se à riqueza da flora encontrada pelos exploradores. Todavia, é mais aceita entre os especialistas a hipótese que sustenta que o nome seria referência à Pascua Florida, outro nome pelo qual é conhecida a celebração cristã do Domingo de Ramos, que ocorria no mesmo período da chegada da expedição de Ponce de León
Geografia
A Flórida é uma península, cercada por três lados – sul, leste e oeste – pelo Oceano Atlântico. Ao sul e a oeste, localiza-se o Golfo do México.
A Flórida limita-se ao norte com os estados americanos de Geórgia e Alabama, e a oeste com o Alabama. Vizinhos ao sul incluem as Bahamas e Cuba. Com um pouco mais de 170 mil quilômetros quadrados, é o 22º maior estado americano em área do país.
A altitude da Flórida é baixa. Geograficamente, o Estado é dominado por grandes planícies. O ponto mais alto do Estado é Britton Hill, com seus 105 metros de altura. Este monte é o menor ponto mais alto de qualquer Estado americano. A Flórida, juntamente com a Luisiana, é o Estado que possui a menor altitude média dos Estados Unidos, de 30 metros.
A Flórida é caracterizada pela grande presença de lagos e rios, que espalham-se por todo o estado. O Rio St. Johns é o rio mais longo do Estado, com seus 443 quilômetros de comprimento. O Lago Okeechobee é o maior lago do Estado, com seus 1 760 quilômetros quadrados. É também o quarto maior lago localizado totalmente dentro dos Estados Unidos (o maior é o Lago Michigan). A Flórida possui cerca de 30 mil lagos e laguinhos. Além disso, 17 grandes poços artesianos e várias centenas de pequenos poços espalham-se por todo o Estado. Um destes poços, o Wakulla Springs, possui uma profundidade de 56 metros. As águas de alguns destes poços são tão claras que pode-se ver claramente o conteúdo do poço até uma profundidade de aproximadamente 25 metros. Vários pântanos espalham-se pelo sul e pelo leste do Estado, onde crocodilos são muito comuns.
A Flórida pode ser dividida em três distintas regiões geográficas:
As Planícies Ocidentais da Costa do Golfo ocupa muito do litoral ocidental da Flórida. Está dividida em duas secções, com uma cobrindo a parte sul da província, e com a outra cobrindo o litoral do noroeste da Flórida. Caracteriza-se pela presença de presença de longas barreiras de ilhas ao longo do litoral e da grande presença de pântanos.
O Planalto da Flórida ocupa a região central do Estado, esticando-se da região centro-oeste da península até o sul dos Estados de Alabama e de Geórgia. Caracteriza-se por possuir as altitudes mais altas do Estado – sua altitude média é de 80 metros, sendo que o ponto mais alto do Estado, Britton Hill, com seus 105 metros de altitude, localiza-se nesta região, no norte do Estado.
As Planícies Costeiras do Atlântico ocupam toda a região oriental da Flórida. Caracteriza-se pela presença de longas barreiras de ilhas ao longo do litoral e da grande presença de pântanos – embora muito tenham sido drenadas para a construção de fazendas e cidades. Uma destas regiões pantanosas é a região do Everglades, que dá ao Estado o cognome de The Everglade State. A região mais meridional do país – o arquipélago de Florida Keys – localiza-se nesta região. As poucas diferenças entre as Planícies do Atlântico e as Planícies da Costa do Golfo são que a primeira cobre o litoral do Oceano Atlântico, e a segunda, o litoral do Golfo do México, a maior presença de lagos nas Planícies do Atlântico, e que os pântanos da última são muito maiores, mais profundas e mais úmidas do que os pântanos da Costa do Golfo. Os pântanos do Atlântico foram sensivelmente menos afetados pela presença humana dos que os pântanos da Costa do Golfo. A região pantanosa de Everglades, por exemplo, possui cerca de 7 112 quilômetros quadrados de extensão.
Clima
Os dias constantes de Sol fizeram com que o estado fosse apelidado de The Sunshine State.
O estado é cercado pelo Oceano Atlântico por três lados. A maior parte do Estado possui um clima subtropical, com o extremo sul do estado possuindo um clima tropical. A Flórida possui em média cerca de 300 dias de sol anualmente – daí a origem de um de seus cognomes, The Sunshine State (O Estado do Brilho do Sol). As estações do ano no Estado são muitas vezes apelidadas de “quente e mais quente”, mas atualmente mais determinada mais pela precipitação do que pela temperatura. A Flórida possui duas estações definidas: invernos relativamente secos e amenos, e verões quentes e úmidos. A quente corrente do Golfo possui um efeito moderador no estado, nos dias de inverno, e aumentando as temperaturas do estado nos dias de verão. Temperaturas máximas geralmente superam os 35°C, e muitas vezes, superam os 40 °C, quando o efeito da umidade do ar é contada.
Durante todo o ano, as temperaturas médias caem à medida que se viaja em direção ao norte. No inverno, a temperatura média no sul do Estado é de 18 °C, na região central, de 15 °C, e no norte, de 12 °C. A média das mínimas é de 14 °C no sul e de 6 °C no norte; e a média das máximas é de 24 °C no sul e de 18 °C no norte. No verão, a temperatura média no sul é de 29 °C, de 28 °C na região central e de 27 °C no norte. A média das mínimas é de 24 °C no sul e de 21 °C no norte, e a média das máximas é de 32 °C no sul e de 33 °C no norte. A taxa de precipitação média anual de chuva na Flórida é de 137 centímetros.
A Flórida é atingida, em média, uma vez por ano por furacões.
Apesar de seu apelido Sunshine State (estado do brilho do Sol), tempo severo é uma ocorrência comum em Flórida. A Flórida é o estado americano com a maior precipitação média anual do país, por causa das tempestades que costumam ocorrer na tarde do dia, nos dias de primavera, verão e outono do estado. Estas tempestades podem ocorrer repentinamente, mesmo em um dia muito ensolarado. O contrário também vale, e muitas vezes, um dia, após uma tempestade, pode voltar a ter um dia ensolarado. Estas tempestades são causadas pelas correntes de ar do Golfo do México e do Oceano Atlântico, que colidem sobre a península, trazendo chuva, granizo e tempestades, muitas vezes de forma repentina, bem como ventos e às vezes tornados.
É um dos Estados em mais rápido crescimento populacional dos Estados Unidos.
Raça e etnias
Composição racial da população da Flórida:
65,4% Brancos
16,8% Hispânicos
14,6% Afro-americanos
1,7% Asiáticos
0,3% Nativos americanos
2,4% Duas ou mais raças