ARTIGOS MAIS RECENTES
De onde vem o nome Black Friday? Dez curiosidades sobre a data
Thanksgiving Day / Dia de Ação de Graças.
Dia dos Veteranos
O Dia dos Veteranos ( Veterans Day) é um feriado nacional nos Estados Unidos no que a população rende homenagem àqueles que têm servido às Forças armadas dos Estados Unidos.
A festividade ocorre em 11 de Novembro e coincide com outros feriados como o Dia da Lembrança, o qual se celebra a nível internacional o fim da I Guerra Mundial.
O Presidente Woodrow Wilson foi o primeiro político a declarar o 11 de novembro de 1919 o Dia do Armistício depois de assinar com Alemanha o tratado que pôs fim à I Guerra Mundial em 1918.
Sete anos depois o Congresso redigiu uma resolução em que o 4 de junho de 1926 o Presidente Calvin Coolidge aprova que o 11 de novembro seja celebrado com cerimônias.
Em 13 de maio de 1938 foi aprovada a ata constitucional: 52 Stat. 351; 5 Ou.S. Code, Sec. 87a em que tal dia cobra oficialidade segundo as leis do Governo.
Depois de finalizar a II Guerra Mundial, o veterano Raymon Weeks, originário de Birmingham, Alabama sugeriu que no Dia do Armistício incluísse todos os veteranos de qualquer contenda. O General Dwight Eisenhower, que esteve de acordo com a ideia, se encarregou que se criasse o Dia Nacional dos Veteranos. Weeks foi o encarregado de liderar a primeira celebração em 1947 até seu falecimento em 1985 em sua Cidade natal.
Em 1982, Ronald Reagan homenageou Weeks com a Medalha Presidencial e nomeou-lhe “Pai do Dia dos Veteranos”.
O membro da Câmara de Representantes: Ed Rees apresentou uma emenda para que a festividade fosse aprovada pelo Congresso sendo sancionado em 26 de maio de 1954 por Eisenhower.
Em 1 de junho do mesmo ano ,o Dia do Armisticio passou a denominar-se “dia dos Veteranos” permanecendo assim até os dias de hoje.
Tal dia não deve se confundir com o Memorial Day em que a população recorda aqueles homens e mulheres que faleceram em combate.
Fonte: Wikipedia
Como surgiu o Halloween?
Ataque a tiros deixa 22 mortos e mais de 50 feridos nos EUA
Segundo a polícia, atirador invadiu bar e boliche em Lewiston, no Maine, e conseguiu fugir. Massacre na noite de quarta-feira (25) é um dos mais mortais da história dos EUA.
Um ataque a tiros deixou 22 pessoas mortas e cerca de 60 feridas na cidade norte-americana de Lewiston, no Maine, informou a rede de televisão NBC. O incidente aconteceu durante a noite desta quarta-feira (25), segundo a polícia.
Segundo a imprensa norte-americana, o atirador abriu fogo contra as vítimas em, ao menos, dois locais, incluindo uma pista de boliche e um bar.
Até a última atualização desta reportagem, o atirador estava foragido. Policiais e outros agentes de segurança estão fazendo buscas pelo criminoso. O homem já foi identificado.
A polícia e o governo do Maine pediram para que as pessoas procurem locais seguros. Estabelecimentos comerciais e empresas também foram orientados a fecharem as portas.
O presidente Joe Biden foi informado do ataque e ligou para a governadora do estado do Maine, Janet Mills, oferecendo apoio federal nas investigações. Pouco depois, a Divisão de Boston do FBI anunciou que está trabalhando em parceria com os departamentos de polícia locais.
Com 22 mortos, o massacre já é o sexto mais mortal da história dos Estados Unidos, de acordo com levantamento do instituto Gun Violence Archive. O ataque mais violento aconteceu em Las Vegas, em 2017, quando 58 pessoas foram assassinadas e 441 ficaram feridas.
Com cerca de 38 mil habitantes, Lewiston faz parte do condado de Androscoggin e fica a cerca de 56 km ao norte da maior cidade do Maine, Portland. Durante todo o ano de 2022, 29 homicídios foram registrados no estado do Maine.
Desde o início de 2023, 565 tiroteios em massa foram registrados nos EUA.
Fonte: O Globo
4 de Julho – Dia da Independência dos Estados Unidos.
No dia 4 de julho é comemorado o Dia da Independência dos Estados Unidos – É um feriado nacional que celebra a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declararam a separação formal do Império Britânico. O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos e têm forte influência sobre a cultura americana em geral, tendo sido retratado nos mais diversos veículos de mídia.
Segundo o John Adams, nessa data deve ser feito um grande festival de aniversário, para comemorar o dia da libertação. “Deve ser solenizado com pompa e circunstância, com shows, jogos, esportes, canhões, sinos, fogueiras e iluminações, de uma ponta a outra do continente, de agora para todo o sempre.”. E os americanos levaram as palavras do fundador tão a sério, que transformaram o dia 4 de julho em um grande feriado e na maior festa do país. Todos comemoram, cada um a sua maneira. Alguns fazem piqueniques ou churrascos, para reunir a família; outros viajam para a praia para aproveitar o calor. Mas o que mais encanta são as queimas de fogos, que acontecem em todos os Estados Unidos.
O National Mall recebe a maior queima de fogos de todo o país, e o espetáculo é tão bonito que milhões de pessoas fazem questão de assistir. A música também tem vez nessa grande comemoração, e ela fica por conta da banda do Exército americano que, todos os anos, se apresenta ao lado da Orquestra Pops de Boston. E não é só isso! Cada lugar do país faz sua própria comemoração, com direito a desfiles do Dia da Independência, concursos (como aqueles de tortas, que estamos acostumados a ver em filmes), cerimônias de naturalização e shows com músicas para todos os gostos. Quem presencia o evento pela primeira vez fica impressionado, não só pela grandeza da festa, mas pela emoção e pela paixão que os americanos têm pelo seu país e pelo respeito que eles têm pela data.
Bandeira dos Estados Unidos
Tiroteio na Festa de Portugal em Newark deixa duas pessoas baleadas.
Ironbound- Policiais de Newark divulgaram na manhã deste Domingo, 11 de Junho que as duas vitimas que sofreram perfurações a bala durante tiroteio na Festa de Portugal no Ironbound, estão em condições estáveis mas permanecem hospitalizadas no University Hospital.
A confusão se deu pouco antes das 10 da noite, quando a multidão foi surpreendida por vários disparos de arma de fogo nas imediações da Ferry Street com Van Buren.
O corre-corre e pânico das pessoas foram ainda aliviados pela chuva que despencou naquele momento, encerrando as festividades do Sábado. Policiais encontraram as vitimas, um homem e uma mulher, com sangramentos no bloco da Van Buren e continuam investigando o caso.
Nenhum responsável foi preso até o momento. As celebrações a Cultura Portuguesa continuam até hoje com o desfile Tradicional as 4 da tarde e shows em vários palcos montados ao longo da Ferry Street.
Policiais pedem o apoio da Comunidade para denunciar qualquer atividade suspeita.
Fonte: Brazilian Press Newspaper
Alerta da Meteorologia: Pessoas podem congelar na rua em minutos
Uma brutal onda polar vinda da Sibéria avança pelos Estados Unidos e provoca queda fenomenal da temperatura que impressiona os mais experientes meteorologistas.
Às vésperas do Natal, os Estados Unidos enfrentam uma tempestade de inverno “única numa geração”, como descreveu nesta sexta-feira (23/12) o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês).
O evento climático afeta grande parte do país, em uma onda de frio extremo, com temperaturas que chegam a -50 °C. Pelo menos cinco pessoas morreram em acidentes em estradas congeladas e outras cinco, de frio.
Até mesmo a Flórida, considerado o Estado americano mais ensolarado, deve ter o Natal mais frio em 30 anos.
O presidente americano, Joe Biden, alertou para a gravidade da situação e pediu que a população siga as recomendações das autoridades. Milhões de pessoas não devem conseguir chegar a seus destinos para o Natal, devido a voos, trens e ônibus cancelados ou adiados, e ao perigo nas estradas.
“Este é realmente um alerta meteorológico muito severo. E vai de Oklahoma ao Wyoming, e do Wyoming ao Maine. Há consequências reais. Por isso, encorajo todos a seguirem os avisos locais”, disse Biden em declarações à imprensa no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.
Biden sublinhou que não se trata de um dia normal de neve, mas de algo “extremamente sério”, e disse que seu governo tem tentado contatar os 26 governadores dos estados afetados.
Ciclone bomba
O serviço meteorológico dos EUA informou que mais de 200 milhões de americanos foram afetados por alertas de mau tempo. “De costa a costa” há risco de quedas drásticas de temperatura, ventos congelantes e queda maciça de neve.
Segundo os meteorologistas, um ciclone bomba – quando a pressão atmosférica cai muito rapidamente em uma forte tempestade – deve se desenvolver perto da fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. De acordo com o NSW, a maior quantidade de neve deve ser registrada nos Grandes Lagos, com até 122 centímetros.
A agência meteorológica alertou que as temperaturas podem cair para até -56 °C, com fortes rajadas e fortes nevascas que podem causar danos à infraestrutura e atrapalhar as viagens.
Fonte: MetSul /DW
Foto: REUTERS/Robert Frank