segunda-feira, abril 22, 2024
InícioNotíciasIkea faz recall de milhões de móveis após mortes de crianças.

Ikea faz recall de milhões de móveis após mortes de crianças.

A Ikea convocou um recall de 27 milhões de armários, depois que eles causaram a morte de duas crianças.

Uma agência reguladora dos Estados Unidos, a CPSC (Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor, em tradução livre), afirmou em um relatório que “as caixas e cômodas podem representar um perigo de tombamento se não estiverem fixadas de forma segura à parede”.

O relatório aponta dois casos de morte de crianças no ano passado e afirma que, a cada duas semanas, uma criança morre no país em acidentes envolvendo móveis e televisões.

ikea 2

O armário MALM, mencionado pela agência, começou a ser vendido em 2002 e custa entre 80 e 200 dólares.

Desde 1989, a companhia já havia recebido 14 reclamações sobre acidentes envolvendo seus armários, que resultaram em 4 pessoas feridas e outras 3 mortes, além das duas mencionadas acima.

Nos Estados Unidos, a companhia irá oferecer gratuitamente kits para fixar o móvel à parede, para impedir que ele caia e cause novos acidentes.

ikea 3

Cerca de 27 milhões de armários, do modelo MALM e de outros, são cobertos pelo recall. Na Europa, a loja já fornecia kits para fixação dos móveis na parede.

Ao Business Insider, a Ikea respondeu que seus produtos “são seguros, se montados de acordo com as instruções”.

“Estamos trabalhando com a CPSC para garantir que estamos informando nossos clientes da necessidade de fixar móveis para aumentar a segurança doméstica, ainda mais para crianças”, acrescentou.

ikea 4

Fonte: Exame

RELATED ARTICLES

Most Popular