quinta-feira, junho 13, 2024
InícioFique por dentroNevasca cobre parte dos EUA de branco e ameaça costa leste

Nevasca cobre parte dos EUA de branco e ameaça costa leste

A intensa nevasca que ameaça a costa leste dos Estados Unidos chegou, nesta sexta-feira (22), a Washington, rapidamente cobrindo de branco a capital americana. As autoridades pedem à população que busque abrigo e permaneça em suas casas. As previsões meteorológicas são de mais de 60 cm de neve em Washington e seus arredores neste sábado.

washington

Segundo a agência Associated Press, ao menos 9 pessoas morreram em acidentes de trânsito em estradas por causa da nevasca. As mortes foram ocasionadas por acidentes de trânsito causados pelo temporal em Carolina do Norte (5 mortes), Tennessee (2), Kentucky (1) e Virgínia (1) entre a quarta-feira e a madrugada de sexta-feira, informaram os departamentos de polícia desses estados.

Estado da Virginia

A maioria de acidentes aconteceu quando os motoristas perderam o controle de seus veículos por causa do gelo na pista e pelos fortes ventos.

Grande parte do leste está sob alerta pela tempestade de neve, de Washington a Nova York, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês). Vários estados do sul já foram afetados pelo fenômeno.
A prefeita de Washington, Muriel Bowser, pediu aos moradores que não saiam de casa. Escolas e prédios do governo permaneceram fechados nesta sexta e, durante o fim de semana, o transporte público não funcionará. “Quero ser muito clara com todos. Vemos isso como uma grande tempestade. Tem implicações de vida, ou morte”, declarou a prefeita à imprensa.

Kentucky

Milhares de voos foram cancelados pelas duras condições meteorológicas. “A visibilidade se reduzirá a cerca de zero”, alertou o NWS, referindo-se a Washington. “Fortes nevadas e tormentas causarão condições perigosas e serão um risco para a vida e a propriedade”, acrescentou.
O jornal The Washington Post, que apelidou a tempestade de “Snowzilla” em referência ao monstro do cinema “Godzilla”, informou esta tarde que o acúmulo de neve “superou rapidamente a marca de cinco centímetros na área metropolitana”.

O Post advertiu ainda que, durante os picos da tormenta, pode-se chegar a entre cinco e oito cm de neve por hora entre sexta e sábado. Na quinta-feira, o diretor do NWS, Louis Uccellini, afirmou que cerca de 50 milhões de pessoas poderão ser afetadas pela tempestade. Com o avanço da tempestade esse número pode passar dos 85 milhões.

Até o momento, mais de 6.600 voos, entre domésticos e internacionais, foram cancelados, segundo a página de monitoramento aéreo flightaware.com.
Depois dos anúncios das autoridades de que esta seria a maior nevasca em quase um século, os americanos correram para os supermercados e praticamente esvaziaram as prateleiras para se abastecer. “Acho que vai ser um desastre”, disse a enfermeira Sharonda Brown, enquanto esperava por um carro da Uber carregada de sacolas.

nevasca 2

A tempestade já afetou os estados do sul, como Arkansas, Tennessee, Kentucky, Carolina do Norte, Virgínia Ocidental e Virgínia. “As pessoas devem ficar em casa, e isso é extremamente importante para nossos cidadãos. Estamos tendo muitos acidentes”, explicou o governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, à CNN.
Cerca de 68.000 pessoas ficaram sem energia elétrica no estado, relataram funcionários de emergência no Twitter.
Imagens nas emissoras locais mostravam carros derrapando na cidade de Nashville, ao sul, no momento em que o Tennessee enfrenta sua pior tormenta de neve em 13 anos, de acordo com The Tennessean.

Mais ao norte, em Nova York, a expectativa é que a tempestade chegue a partir da madrugada de sábado e dure até o domingo ao meio-dia. O prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, também aconselhou que viagens sejam adiadas.
“Qualquer viagem desnecessária deve ser evitada. A menos que seja urgente, permaneçam fora das estradas”, frisou, explicando que a cidade se prepara para uma emergência, com possíveis inundações costeiras.

Fonte: G1

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular