O olho do furacão Irma já atinge as ilhas do sul da Flórida, segundo meteorologistas. Elevada à categoria quatro, a tempestade deve cortar a região com ventos de até 209 km/h, antes de seguir para o noroeste da Costa do Golfo do estado. A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) dos Estados Unidos advertiu neste sábado que nenhum lugar no arquipélago Florida Keys está seguro perante o potente furacão Irma.
Os níveis de água também já estão subindo na costa do estado dos EUA, onde se espera uma enorme tempestade. Pelo menos 25 pessoas morreram quando Irma já atingiu várias ilhas do Caribe. Na Flórida, 6,3 milhões de pessoas – cerca de 30% da população do estado – foram convocadas a evacuar. Mas no sábado, o governador do estado disse que já era tarde demais para sair para quem permanecesse.
Tampa Bay e outras áreas costeiras também já receberam alertas. Mais de 200 mil casas no estado já foram afetadas por cortes de energia, sendo 164 mil só em Miami, de acordo com a empresa de serviços públicos Florida Power & Light.
Veja onde está o furacão Irma neste momento
– Estão por sua conta até que possamos chegar ali e seja seguro para as nossas equipes apoiar os esforços locais e estaduais – disse o diretor da Fema, Brock Long, à “CNN”. – A mensagem foi clara, Florida Keys serão atingidos, não há nenhuma área segura, e quem não cumprir a evacuação estará por conta própria.
O Irma varreu o centro e o leste de Cuba no sábado, com ventos de mais de 200 km/h e deixou um rastro de destruição e 25 mortos no Caribe.
Atualizado às 8:32 h dia 10/09