quarta-feira, abril 17, 2024
InícioPasseiosParque Nacional de Yellowstone.

Parque Nacional de Yellowstone.

O Parque Nacional de Yellowstone foi uma ideia que se espalhou pelo mundo. Em 1872 o tema conservacionismo não era algo que fazia parte da agenda dos políticos, empresas e sociedade. Parques públicos criados com o intuito de proteger a paisagem natural e seus habitantes já existiam, mas Yellowstone foi um dos primeiros a ter recursos federais. Este conceito espalhou-se por todo o globo e parques nacionais floresceram nos mais distintos habitats, de florestas a desertos, de áreas costeiras a ilhas isoladas.

Yellowstone National Park sign at the North Entrance; Jim Peaco; October 1992

Situado a extremo noroeste de Wyoming (a cerca de 90 quilômetros ao norte do Jackson Hole) e estendendo-se ao longo das fronteiras do estado em Idaho e Montana, o Yellowstone contém cerca de 9.000 quilômetros quadrados de lagos de águas cristalinas, impressionantes desfiladeiros, vastas pradarias e quedas d’água.

As razões para selecionar Yellowstone como pioneira nos Estados Unidos não são poucas. O Yellowstone recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes que vêm de todo o mundo para ver o Old Faithful entrar em erupção, o vapor das termas de Mammoth Hot Springs e as centenas de vulcões de lama borbulhar. Aqui está uma das maiores concentrações de gêiseres do planeta, um show de águas termais que explodem a intervalos regulares. Seus lagos policromáticos e fauna diversa são outros atrativos que mereciam especial atenção. Ursos-pardos, ursos-negros, alces, cervos, lobos e manadas de bisões – são alguns dos animais mais populares entre os visitantes.

yellowstone-mammoth-hot-springs

Bison Yellowstone

Urso

O parque é imenso, contando com seu próprio cânion, o Grand Canyon of Yellowstone, as dramáticas quedas d’água Upper e Lower Falls e o vale Hayden.

y 5

y 4

vale Hayden.

Além dos 300 gêiseres – o Old Faithful é um clássico – e alguns belíssimos lagos termais – como o Morning Glory Pool e o Grand Prismatic Spring, o turista ainda pode praticar várias atividades. Caminhadas por trilhas marcadas, birdwatching, mountain bike, canoagem e pesca esportiva são algumas delas. Para curtir o parque sem atropelos, visitando seus principais pontos de atração, são necessários ao menos três dias. Uma visita mais extensa de uma semana é o ideal, combinando uma passagem pelo Parque Nacional Grand Teton. Há pousadas e restaurantes por todo o perímetro do parque, assim como áreas de estacionamento e piquenique.

Old_Faithful

y 3Y 2
Cada época do ano reserva diferentes pontos de vista do parque. A alta estação é o verão, quando todas as estradas estão abertas e a infraestrutura de serviços está em pleno funcionamento. Espere alguns filas e até um pouco de trânsito nesta época.

Primavera e outono são épocas particularmente interessantes. A paisagem um tanto desolada pós-inverno não é das mais belas em março ou abril, quando ainda está um pouco frio, portanto maio e junho são mais recomendáveis. Entre o final de outubro e novembro as folhagens outonais são especialmente espetaculares.

O inverno é o pior mês para visitar Yellowstone. Boa parte das estradas fica intransitável, nem todos os acessos estão liberados e alguns restaurantes e pousadas chegam a fechar. E, obviamente, fica mais difícil observar alguns animais.

Inverno

O aeroporto mais próximo de Yellowstone é o de Jackson Hole (JAC). Algumas companhias servem este destino o ano inteiro, enquanto outros somente na alta estação. Daqui para o parque, distante cerca de 100 quilômetros, o ideal é alugar um carro.

São cinco entradas para veículos motorizados em Yellowstone, abertos em diferentes épocas do ano, dependendo da precipitação de neve e condições de estrada:

South Entrance, Jackson, Wyoming – aberto de maio a novembro. Depois disso, só com veículos especiais.

North Entrance, Gardiner, Montana – única portaria aberta o ano inteiro para automóveis.

East Entrance, Cody, Wyoming – aberto de maio a novembro. Depois disso, só com veículos especiais.

Northeast Entrance, Silver Gate e Cooke City, Montana – aberto o ano inteiro, dependendo das condições do tempo.

West Entrance, West Yellowstone, Montana – aberto de abril a novembro.

Parque Nacional Grand Teton – praticamente adjacente a Yellowstone, este parque possui belíssima vistas, picos montanhosos e lagos. A tarifa de acesso vale para os dois parques.

Moose-in-Grand-Teton-National-Park

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular