sábado, dezembro 14, 2024
InícioNotíciasPrimeiro caso de bebê americano com microcefalia é registrado nos EUA.

Primeiro caso de bebê americano com microcefalia é registrado nos EUA.

O primeiro caso de bebê americano com microcefalia foi registrado em Oahu, no Havaí. Segundo o departamento de saúde do estado, a mãe do menino foi infectada pelo vírus zika quando esteve no Brasil, em maio de 2015, informou o jornal americano “The New York Times”. É o primeiro caso de microcefalia relacionada ao vírus zika registrado nos Estados Unidos.
 
A confirmação ocorreu nesta sexta feira, no mesmo dia em que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendou que grávidas adiassem viagens a 14 países e regiões da América Latina como Brasil, Colômbia, Porto Rico, entre outros.
 
Além do adiamento, o Centro de Controle aconselha que mulheres que desejam engravidar visitem um médico antes de viajar a essas regiões e que se previnam contra a picada de mosquitos que transmitem a doença.
 
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirma que não há uma recomendação para que americanos não venham ao Brasil. Para ele, existe um aconselhamento para que todos tomem cuidado.
 
— Não foi uma recomendação para não vir ao país, foi uma recomendação para que tomem os cuidados necessários, que são as mesmas recomendações que fazemos no Brasil. No momento que estamos vivendo, esses cuidados que toda gestante deve tomar terão que ser reforçados. É uma decisão prudente (dos EUA). Nós recomendamos todos esses cuidados que o CDC está recomendando. A estrangeira que vier ao país e pretende engravidar ou já vier grávida é a mesma situação de qualquer brasileiro. Todo cuidado ainda é pouco — disse o ministro.
 
COLÔMBIA CONFIRMA MAIS DE 11 MIL CASOS DE ZIKA
Segundo boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), da Colômbia, desde outubro até a primeira semana de 2016, já foram registrados mais de 11 mil casos confirmados do vírus zika. O órgão afirma também que há quase 2 mil casos sobre suspeita. De acordo com o levantamento, 459 mulheres grávidas foram diagnosticadas com a doença e há 101 casos suspeitos.
Fonte: The New York Times
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular