quarta-feira, outubro 22, 2025
InícioNotíciasNY, Los Angeles e San Francisco prometem proteger imigrantes de Trump

NY, Los Angeles e San Francisco prometem proteger imigrantes de Trump

Nova York e Los Angeles, as duas maiores “cidades santuário” dos Estados Unidos, prometeram nesta quarta-feira (25) resistir à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e continuar protegendo seus imigrantes em situação ilegal.
 
“Protegeremos todo nosso povo sem se importar de onde vem e sem importar seu status migratório”, afirmou o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em entrevista coletiva convocada às pressas após o presidente americano assinar ordem para bloquear fundos para as cidades que protegem imigrantes sem documentos da deportação.
 
A decisão de Trump, de cortar fundos federais destinados à polícia de cerca de 300 “cidades santuário” do país, será “contraproducente” e vai torná-las menos seguras, disse de Blasio.
 
“Separar as famílias e cortar financiamento para qualquer cidade – especialmente para Los Angeles, por onde entram 40% das mercadorias americanas e por cujo aeroporto mais de 80 milhões de passageiros viajaram no ano passado – põe a segurança pessoal e a saúde econômica de toda nossa nação em risco”, advertiu o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, em um comunicado.
 
Garcetti garantiu que sua cidade continuará sendo tolerante e dará as boas-vindas a todas as pessoas “sem importar com o que aconteça em Washington, DC” (uma referência à capital americana, onde fica a Casa Branca).
 
Tanto de Blasio quanto Garcetti são democratas, partido do ex-presidente Barack Obama e da candidata derrotada Hillary Clinton. Donald Trump pertence ao partido Republicano e critica as “cidades santuário”, defendendo que elas colaboram para que imigrantes perigosos permaneçam no país e cometam graves crimes.
 
Prefeitos de outras quatro cidades californianas – São Francisco, Oakland, San José e Berkeley – assinaram um comunicado conjunto criticando o decreto de Trump.
“Não cederemos diante das ameaças ou da grandiloquência política. Junta, a Área da Baía continuará sendo fiel aos valores de inclusão, compaixão e igualdade, unida contra quaisquer e todos os esforços para dividir nossos residentes, nossas cidades e nosso país”, afirmou o prefeito de São Francisco, Ed Lee.
 
 
‘Cidades-santuário’
O corte de recursos públicos federais afeta cidades que se negam a deter e contribuir para a deportação de imigrantes em situação ilegal nos EUA. Além da ordem contra as “cidades-santuário”, Trump assinou decreto para a construção de um muro ao longo dos 3.200 km de fronteira com o México.
 
Grandes metrópoles americanas, assim como condados e estados inteiros como Nova York e Califórnia, reivindicam o status de “santuário”. O nome remonta à década de 1980, quando muitas igrejas acolheram refugiados das guerras civis da América Central que não conseguiram asilo.
 
De Blasio e Garcetti defenderam que, para a polícia, é essencial ter bons laços com todos os cidadãos, para que eles não tenham medo de denunciar crimes ou dar informações que permitam a captura de criminosos.
 
Segundo de Blasio, o decreto “retém dinheiro da polícia de Nova York, uma ação injusta que pode provocar um distanciamento entre ela e a comunidade”. “Esta é a cidade mais segura dos Estados Unidos porque, sem importar o documento que tenham, as pessoas podem reportar um crime”, afirmou o prefeito.
 
De Blasio e Garcetti afirmam que a polícia de NY e Los Angeles cooperam regularmente com os serviços migratórios no caso de estrangeiros em situação clandestina que tenham cometido crimes graves. “Não destroçaremos as famílias separando-as. Não deixaremos crianças sem pais. Não minaremos a confiança duramente conquistada entre a polícia e a comunidade”, afirmou de Blasio.
 
O prefeito de NY chegou a discursar em espanhol para a população imigrante que não fala inglês: “Nova York foi um lugar inclusivo desde antes do decreto presidencial e continua sendo inclusiva”, afirmou. “Essa ordem não pode mudar o que somos. Somos uma comunidade de imigrantes e a cidade da oportunidade”, insistiu. “Somos todos Nova York”.
 
Fonte: France Presse/ Globo
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Most Popular