A história recente de Orlando tem um quê de conto de fadas: um rei, interessado em expandir seus domínios, enxergou potencial numa área pantanosa e inexplorada. O rei, no caso, era Walter Elias Disney e o reino pretendido, um pedaço pouco conhecido da Flórida. Usando nomes de empresas fictícias, Mister Disney arrematava os terrenos alagados em Orlando por preços baixíssimos. Ali, ele pretendia erguer o mais ambicioso de seus projetos, o maior centro de diversões da costa leste americana. Deu certo – e a ideia acabou atraindo outros megaempreendimentos.
Hoje, a cidade conta com sete dos 20 maiores parques temáticos do mundo; recebe mais de 51 milhões de visitantes anualmente (47,7 milhões de americanos e 3,6 milhões de estrangeiros) e é o destino mais visitado por brasileiros nos Estados Unidos. A população da grande Orlando, formada pelos condados de Orange, Osceola e Seminole, está na faixa de 1,8 milhão de habitantes, muitos deles imigrantes.
Para quem vem a Orlando pela primeira vez, é um pouco difícil recomendar quais parques e por quanto tempo ficar em cada grande atração. Contundo, se tempo nem dinheiro são problemas, o ideal é investir ao menos quatro dias nos parques da Disney, dois dias no Universal Resort, um dia no SeaWorld e mais um dia livre para compras. Além disso, o Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral é um bom passeio para os fãs de viagens ao espaço.
Se precisar espremer seu tour em uma semana, a programação dependerá da idade da turma. Crianças pequenas adorarão o Magic Kingdom, o Animal Kingdom e o Universal Studios, enquanto adolescentes e adultos preferirão o Islands of Adventure e o Hollywood Studios.
O Disney World é um mega complexo de lazer. São quatro parques temáticos (Magic Kingdom, Animal Kingdom, Hollywood Studios e Epcot), dois parques aquáticos (Blizzard Beach e Typhoon Lagoon), um centro de compras (Downtown Disney), cinco campos de golfe e 34 hotéis.
Os mais crescidos preferem a ação dos parques do Universal Resort: Universal Studios e Islands of Adventure – este último é o endereço do The Wizarding World of Harry Potter. Dá até para experimentar a tal cerveja amanteigada, um tipo de refrigerante (sem álcool) com espuma de creme de chantili.
Quando as possibilidades parecem esgotadas, surge o Sea World Parks & Enterteinment, que agrega o parque homônimo, o aquático Aquatica, o Discovery Cove e o Busch Gardens (que fica em Tampa, a 137 quilômetros). A orca-celebridade Shamu é a protagonista de um dos shows mais famosos da cidade.
O complexo mais recente é a nova unidade da Legoland, segunda nos Estados Unidos (a primeira fica em San Diego, na Califórnia).
Marca mais conhecida dos brasileiros, o Wet’n’Wild – tem um escorregador de 23 metros.
Compras é praticamente impossível resistir. Os shoppings e outlets da região aguardam os turistas com preços até 70% mais baratos que os praticados em produtos similares no Brasil. Um bom exemplo é o Orlando Premium Outlet, com lojas como Calvin Klein e Diesel.
Fique atento ao peso da bagagem. Nos voos do Brasil aos Estados Unidos (e vice-versa), o limite de bagagem é de duas malas com 32 kg cada uma por passageiro. Se despachar mais que isso, você tem que pagar pelo excesso.
Se for sua primeira viagem para Orlando, vale a pena comprar um pacote turístico completo, incluindo passagens aéreas, ingressos e traslados para os parques. Feita a primeira visita, você já conhece a cidade e talvez prefira ir direto aos pontos que lhe interessam. Daí é hora de adquirir um pacote fly and drive, que inclui aéreo e aluguel de carro para você fazer o que bem entender.
Alugar um veículo é uma alternativa prática e confortável para circular por uma cidade como Orlando, em que as atrações ficam distantes umas das outras. Só não vale a pena se você tiver adquirido um pacote que inclui todos os traslados dentro da cidade (para parques, shoppings e quaisquer outros passeios), ou se estiver hospedado dentro da Disney e quiser resumir sua programação às atrações do complexo – que disponibiliza transporte gratuito para hóspedes, dentro de sua área, em ônibus, barco e monorail. Ao colocar os gastos de transporte na ponta do lápis, lembre-se de que vai pagar estacionamento nos parques. Normalmente, a carteira de motorista brasileira é aceita nas locadoras de automóveis e pelos guardas rodoviários. Antes de fechar o aluguel, verifique se a locadora tem algum tipo de parceria com a companhia aérea na qual você comprou a passagem: algumas parcerias garantem descontos em tarifas all inclusive (com impostos).
Ônibus – Perde-se muito tempo de ônibus. Mas é possível circular de ônibus por Orlando e seus arredores com veículos da Lynx (golynx.com), que tem mais de 60 linhas. Seus pontos têm sempre o desenho de um ônibus cor-de-rosa ou da pata de um animal. O site da empresa contém informações sobre as linhas e as paradas, além de horários previstos de chegada a cada uma delas.
I-Ride Trollet – É uma jardineira que circula pela International Drive e o Universal Boulevard das 8h às 22h30, passando por parques, restaurantes, museus e supermercados. Trata-se de um meio de transporte econômico que também proporciona uma espécie de city tour e ajuda você a se localizar nessa região da cidade. Os bilhetes podem ser adquiridos em mais de 100 pontos de venda. Consulte o site iridetrolley.com para achar o mais próximo.
Táxi – Não é uma alternativa lá muito econômica, por isso é aconselhável apelar para esse meio de transporte apenas para quebrar o galho em um ou outro deslocamento.
Onde Comer
O típico breakfast americano está presente na maioria dos hotéis. Quem tem estômago mais delicado e não está acostumado a ingerir muita gordura de manhã, deve conter o ímpeto ao ver os suculentos omeletes com bacon.
Além do conhecido McDonald’s, Orlando está repleta de lojas das redes Wendy’s, Burguer King, IHOP, Friday’s e o Starbuck’s Coffee. Fora isso, em todos os parques há opções de lanchonetes (servindo pizzas e sanduíches). O país do fast-food também possui restaurantes refinados e vários restaurantes com comida brasileira e o típico churrasco.
Fonte: Viaje aqui