Quem tem o hábito de viajar, seja por lazer ou a trabalho, provavelmente está acostumado a enfrentar horas de filas em aeroportos aguardando pelo embarque. E, quando a viagem tem conexões ou o voo atrasa, a espera tende a se alongar ainda mais.
Em ocasiões como essas, um bom acesso à internet pode fazer toda a diferença. E alguns aeroportos se preocupam mais que outros em oferecer essa comodidade a seus passageiros.
É o caso do Aeroporto Internacional de Bangkok-Suvarnabhumi, na Tailândia, que surpreende com a primeira posição do mundo em qualidade de Wi-Fi público, segundo ranking elaborado pelo site Rotten Wi-Fi.
O site oferece um aplicativo que permite, ao usuário, medir a velocidade da Internet sem fio de qualquer lugar e compartilhá-la com outras pessoas. Com ele, o site coletou dados de mais de 130 aeroportos em 53 países.
Entre os dez primeiros colocados na lista, estão cinco aeroportos europeus, três asiáticos e apenas dois das Américas, ambos nos Estados Unidos. A América Latina não tem nenhum representante entre os Top 10.
Vale lembrar que, apesar de não representar todos os aeroportos do planeta, a amostra contém aqueles que possuem fluxo mais intenso de passageiros.
Confira, na tabela os aeroportos que têm o melhor Wi-Fi. A velocidade média de download está indicada em megabits por segundo (Mbps).
Aeroporto País Velocidade média (Mbps)
Bangkok-Suvarnabhumi Tailândia 41,5
Chattanooga EUA 31,0
Dublin Irlanda 19,5
Vilnius Lituânia 18,0
Helsinque-Vantaa Finlândia 17,5
Ngurah Rai Indonésia 16,0
Kaohsiung Taiwan 15,6
Estocolmo-Arlanda Suécia 15,5
George Bush EUA 15,3
Frankfurt Alemanha 14,5