Com o crescimento da produção de cervejas artesanais nos Estados Unidos na última década, ser apaixonado pela bebida não é o suficiente para abrir um negócio neste ramo, que se torna cada vez mais competitivo. De olho nisso, algumas universidades já oferecem programas on-line sobre o negócio das cervejas artesanais.
Nos últimos dez anos, o número de cervejarias artesanais deu um salto. Eram mais de 4 mil no ano passado nos Estados Unidos. Em 2005, totalizavam cerca de 1.500, segundo a Brewers Association, que representa o setor.
Muitas cervejarias começaram há cinco ou dez anos com foco apenas na cerveja, explica Gregory Dunkling, diretor do novo programa on-line da Universidade de Vermont sobre produção artesanal, cujas aulas começam no mês que vem. Naquela época, diz Dunkling, um cervejeiro caseiro conseguia criar grandes receitas, mas não tinha o tino comercial necessário para tocar o negócio. Como solução, contratava uma equipe. Hoje, no entanto, isso é mais difícil.
Como essa indústria se tornou mais competitiva, as dificuldades aumentaram, diz Bart Watson, economista-chefe da Brewers Association:
— Certamente, a demanda por pessoas com mais conhecimento para fazer cerveja aumentou, assim como a busca por profissionais com conhecimento comercial. Por isso, há uma variedade de programas de olho em preencher essas lacunas.
ESTUDANTES DE TODO O MUNDO
A Universidade Estadual de Portland, no Oregon, começou em 2013 um programa on-line sobre o negócio artesanal de cervejas. A primeira turma reuniu cerca de 40 pessoas. Desde então, o curso se tornou um dos mais bem-sucedidos nessa área, atraindo pessoas de todo o mundo, diz o diretor de Comunicação da universidade, Scott Gallagher. E a instituição já estuda como expandir o curso.
— Descobrimos que há um grande interesse de pessoas que querem ter um certificado nessa área. Elas não precisam, necessariamente, fazer uma faculdade só para isso. Algumas até já têm uma graduação e desejam abrir um pub — diz Gallagher. — Para isso, precisam de conhecimento básico e também mais avançado, como em marketing.
A Universidade de Portland e a faculdade de estudos de extensão da Universidade Estadual de San Diego também oferecem cursos para cervejeiros. O programa de Vermont, estado conhecido por suas cervejas artesanais, já atraiu candidatos de todo o país. O curso completo — de conhecimento básico e específico (marketing digital, vendas ou operações comerciais) — custa US$ 4.400.
NEGÓCIOS E PAIXÃO
Conforme investidores de fora e grandes cervejarias se tornam cada vez mais envolvidos na produção artesanal, a Harpoon Brewery aproveita para oferecer estágio a estudantes da Universidade de Vermont. Mas alerta que o setor não é movido apenas pelo lado comercial, de negócio.
— Contratar pessoas talentosas é uma parte essencial para isso — diz Rich Ackerman, diretor de Recursos Humanos da Harpoon, acrescentando que a fabricação artesanal é muito mais do que um negócio como outro qualquer. — É, acima de tudo, um projeto movido pela paixão.
Fonte: Globo