quarta-feira, abril 17, 2024
InícioDocumentos8 Dicas de como tirar o passaporte comum

8 Dicas de como tirar o passaporte comum

Confira passo a passo quais são os documentos necessários, prazo de entrega e outras informações referentes à solicitação do passaporte.
Segundo a Polícia Federal, foram expedidos 2,28 milhões de passaportes no Brasil no ano passado. Em dezembro do ano passado, o governo federal anunciou a ampliação de cinco para dez anos o prazo de validade dos passaportes brasileiros. A cada dez anos os brasileiros devem cumprir o seguinte passo a passo para obter um novo passaporte comum – funcionários públicos e representantes diplomáticos têm direito a passaportes especiais:

Documentos necessários

cartao-cpf-receita-federal-20061104-original
O primeiro passo é separar a documentação (original) necessária: documento de identidade (para maiores de 12 anos); CPF; título de eleitor e comprovantes de votação na última eleição; documento que comprove a quitação com o serviço militar para os homens; certificado de naturalização para os naturalizados e passaporte anterior (válido), se tiver.

Emissão do passaporte

economia-passaporte-brasil-brasileiro-20120322-01-original
Após certificar-se da posse de todos os documentos necessários, é preciso solicitar o passaporte na página da Polícia Federal. Para isso, é preciso preencher um formulário e escolher o local de atendimento desejado.

Pagamento da taxa GRU
Após a confirmação da solicitação do documento, o site da Polícia Federal emite a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa para confecção do passaporte. Atualmente, o valor é de 257,25 reais.

Posto do DPF e agendamento
O próximo passo é comparecer ao posto do Departamento de Polícia Federal escolhido no momento da solicitação da emissão do passaporte, levando a documentação original exigida, o protocolo de solicitação impresso e a GRU paga. Em algumas unidades, é preciso agendar previamente o atendimento — verifique na página da Polícia Federal os postos que só atendem com hora marcada. Os agentes da Polícia Federal recolherão as digitais e irão tirar uma foto para o documento.

Prazo de entrega
O passaporte fica pronto em, no máximo, dez dias úteis. O documento será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo no horário e local indicados pelos agentes da Polícia Federal.

Prazo de validade
A validade dos passaportes é de até dez anos. Não existe renovação ou prolongamento do prazo de validade — após cinco anos, é necessário solicitar um novo passaporte. Para os menores de quatro anos de idade, a validade do documento varia de acordo com a idade da criança: de 0 a 1 ano, o passaporte tem a validade de 12 meses; de 1 a 2 anos, validade de dois anos; de 2 a 3 anos, validade de três anos; de 3 a 4 anos, validade de quatro anos.
Como alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade, é aconselhável renovar o documento antes de deixar o atual expirar.

Outros tipos de passaporte

outros pass
Passaporte de emergência: concedido àqueles que necessitem do documento para uma viagem de urgência. O documento pode ser solicitado em hipóteses como de catástrofes naturais, conflitos armados e necessidade de viagem imediata por motivo de saúde. O prazo de entrega do passaporte de emergência é de 24 horas e o prazo de validade do documento é de apenas um ano. Além disso, há os passaportes oficiais e diplomáticos para servidores públicos ou representantes diplomáticos do país.

Quem está impedido de tirar
Não consegue obter o documento quem não está quite com a justiça eleitoral ou com o serviço militar obrigatório.

Mais informações: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte

RELATED ARTICLES

Most Popular