quinta-feira, junho 13, 2024
InícioFique por dentroDonald Trump é eleito novo presidente dos EUA

Donald Trump é eleito novo presidente dos EUA

O empresário Donald Trump, do Partido Republicano, surpreendeu o mundo ao garantir os 270 votos necessários para se eleger o 45° presidente dos Estados Unidos. A informação é da agência de notícias Associated Press.
 
A vitória vem depois de meses de uma corrida eleitoral escandalosa e uma apuração disputadíssima contra a democrata Hillary Clinton. O sucessor de Barack Obama assumirá a liderança da maior potência do mundo no dia 20 de janeiro de 2017.
 
Reação de Hillary
 
Derrotada, Hillary Clinton, por meio de seu porta-voz John Podesta, disse que não falará por enquanto, atrasando a realização do tradicional discurso de concessão no qual o candidato vencido que reconhece os resultados do pleito.

Donald John Trump (Nova Iorque, 14 de junho de 1946) é um empresário, investidor e personalidade da mídia norte-americano, e será o novo presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2016. É ainda presidente do conglomerado The Trump Organization e fundador da Trump Entertainment Resorts. Sua carreira, exposição de marcas, vida pessoal, riqueza e modo de se pronunciar contribuíram para torná-lo famoso.

Trump é natural de Nova Iorque e é filho de Fred Trump, que o inspirou a entrar no negócio imobiliário. Depois de dois anos na Universidade Fordham e enquanto estudava na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, trabalhou na empresa de seu pai, a Elizabeth Trump & Son. Ao se formar, em 1968, entrou para a empresa, e em 1971 recebeu seu controle, mudando seu nome para “The Trump Organization”.

Desde então, construiu hotéis, campos de golfe e outras propriedades, muitos dos quais levam seu nome, em Manhattan e outros locais. É uma figura importante no cenário de negócios americano e recebeu exposição proeminente na mídia. O reality show da NBC, The Apprentice, reforçou sua fama, e seus três casamentos têm sido assunto em tabloides. Em 19 de julho de 2016, Trump foi confirmado como o candidato do Partido Republicano para a eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016.

Família

Donald John Trump nasceu em 14 de junho de 1946, em Nova Iorque. Um dos cinco filhos de Fred Trump e Mary Anne MacLeod. Sua mãe nasceu na Escócia, em 1912. Em 1930, aos 18 anos, de férias em Nova Iorque, ela conheceu Frederick “Fred” Trump. Casaram-se em 1936. Os avós paternos de Trump eram imigrantes alemães de Kallstadt, no Palatinado.

Trump tem quatro irmãos: dois irmãos, Fred Trump, Jr. (já falecido) e Robert Trump, e duas irmãs, Elizabeth Trump e Maryanne Trump. Sua irmã mais velha, Maryanne Trump Barry, é juíza do Tribunal Federal de Apelações.

Vida pessoal

Casou-se pela primeira vez em 1977, com a modelo checa Ivana Zelníčková, com quem teve três filhos: Donald Trump Jr. (nascido em 31 de dezembro de 1977), Ivanka Trump (nascida em 30 outubro de 1981) e Eric Trump (nascido em 6 de janeiro de 1984). Divorciaram-se em 1992. O divórcio entre Ivana e Donald Trump foi muito exposto nos tablóides e custou US$ 25 milhões.

Casou-se pela segunda vez em 1993, com a modelo Marla Maples, com quem teve uma filha: Tiffany Trump (nascida em 13 de outubro de 1993). Divorciaram-se em 8 de junho 1999.

Seu terceiro casamento foi em 22 de janeiro de 2005, com a modelo eslovena Melania Knauss, numa grande cerimônia na Flórida. O casamento custou cerca de 12 milhões de reais – só o vestido da noiva, desenhado por Christian Dior, custou R$ 343.000. É considerado um dos dez casamentos mais caros de todos os tempos. Com Melania teve um filho, Barron Trump, nascido em 20 de março de 2006.

É dono do bordão You’re fired (Você está demitido), utilizado para dizer quem seria o eliminado da vez no seu reality show chamado The Apprentice.

Dono de prédios famosos em Nova Iorque como a Trump Tower e o Trump Place, o bilionário também escreveu livros com a intenção de ensinar às pessoas comuns a arte de fazer dinheiro. São eles “A arte da negociação”, “Como ficar rico” e “Como chegar lá”. Ele é também dono das concessões dos concursos de beleza Miss EUA e Miss Teen EUA e foi dono do concurso Miss Universo.

Carreira política

Em junho de 2015 Trump anunciou sua candidatura para presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2016 pelo Partido Republicano. Desde que anunciou sua candidatura, Trump tem liderado as pesquisas de opinião entre os pré-candidatos republicanos.Com seus discursos de cunho populista e anti-imigração, Trump tem conquistado apoio entre a ala ultra-conservadora do seu partido, mas seus comentários (especialmente sobre imigração) têm atraído a condenação de outros políticos e da mídia.

Em julho de 2016 ele foi confirmado pelo partido como o candidato na eleição.

Polêmica com os mexicanos

Ao lançar sua candidatura, Donald Trump acusou o México de enviar “drogas” e “estupradores” através da fronteira dos EUA. Ele também disse que construiria um muro entre os dois países. As declarações fizeram com que ele perdesse sua sociedade com a NBC no Miss Universo e mais tarde se visse obrigado a vender o concurso devido ao afastamento de alguns países, como México e Costa Rica.

Também houve muitas críticas de celebridades, como Mario Vargas Llosa e George Clooney, que o chamaram de xenófobo. O Governo do México oficialmente respondeu aos comentários de Trump dizendo que eram preconceituosos.

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular