quarta-feira, abril 17, 2024
InícioFique por dentroEUA: 150 anos sem Abraham Lincoln!

EUA: 150 anos sem Abraham Lincoln!

Abraham Lincoln é considerado um dos maiores líderes que os ‪EUA‬ já tiveram.

Abraham Lincoln nasceu no estado Kentucky em 12 de Fevereiro de 1809 e faleceu em Washington DC em 15 de Abril de 1865.

ser-feliz1

Abraham Lincoln (1809-1865) nasceu na cidade de Hardim no Kentucky, Estados Unidos. Filho dos camponeses Thomas Lincoln e Nancy Lincoln, quando pequeno viveu numa casa de madeira, a beira da floresta. Frequentou a escola durante um ano, quando em 1816 sua família mudou-se para Indiana. Com sete anos já trabalhava no campo. Ficou órfão aos nove anos de idade. Seu pai casa com Sarah Bush Johnston, que ficou responsável por sua instrução.
Abraham Lincoln teve vários empregos, foi lenhador, trabalhou numa serraria, foi barqueiro, balconista e Chefe dos Correios da Aldeia de Salem em Illinois. Como barqueiro, em 1831, navegava pelos rios Missisípi e Ohio, transportando mercadorias. Nas horas vagas se dedicava à leitura. Participou como Capitão voluntário, na luta contra os índios no sul do Estado. Foi chefe dos correios e trabalhou na demarcação de terras para o governo.
Em 1834 elegeu-se Deputado pela Assembleia de Illinois. Estudou Direito, formando-se em 1837. Trabalhou defendendo as causas dos pobres e humildes. Em 1842 casa-se com Mary Todd. Em 1846 elegeu-se Deputado Federal. Entre 1847 e 1849, foi representante de Illinois no Congresso, onde propos a emancipação gradativa para os escravos, o que desagradou tanto aos abolicionistas quanto aos defensores da escravidão. Fez oposição a invasão de terras no México, mas no fim do conflito novas terras foram anexados aos Estados Unidos. Sua posição o fez perder muitos votos. Lincoln fazia campanha para que essas novas terras ficassem livres da escravidão.
Concorreu para o senado, foi derrotado, afastou-se da política durante cinco anos. Seus discursos e debates em torno da escravidão os tornou conhecido e popular. Em 1854 participou da fundação do Partido Republicano.
Grandes transformações sociais ocorriam no país. Ao norte desenvolvia-se uma rica e poderosa burguesia industrial e uma classe operaria organizada e numerosa, apoiada pelo Partido Republicano. Ao sul consolidou-se a supremacia aristocrata rural, com grandes propriedades agrárias, apoiadas na monocultura e no trabalho escravo. A rivalidade política entre o Partido Democrata, dos aristocratas do sul e o Partido Republicano da burguesia industrial do norte, gerava vários conflitos.

abraham-lincoln-foi-presidente-americano-que-libertou-os-escravos-4f0b2e642046b
Em 1860, disputou o pleito para a presidência da república e elegeu-se o 16º presidente dos Estados Unidos e o primeiro presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos da América. Governou de 1861 a 1865 e a sua eleição para a presidência provocou manifestações que levariam a uma guerra civil na qual 623 mil homens morreram e a escravidão foi banida.
Grande parte dos seus discursos e trabalhos escritos contêm ideais e objetivos democráticos. Lincoln foi o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano. O povo norte-americano pouco sabia a respeito de Lincoln quando este assumiu a Presidência.
Sua maior qualidade residia na capacidade de compreender os problemas mais graves. No início da Guerra de Secessão, Lincoln percebeu a necessidade de preservar a unidade política do país que caso não tivesse existido os EUA ter-se-iam dividido em duas nações. Lincoln influenciou o curso da história mundial ao assumir a liderança do Norte durante a Guerra de Secessão.
Outra grande qualidade de Lincoln era a habilidade que possuía para expressar suas convicções de uma maneira tão clara e vigorosa que milhões de compatriotas seus acabaram por aderir às mesmas. A vida nos EUA, durante o governo de Lincoln, girou quase que exclusivamente em torno da Guerra de Secessão. Os pioneiros afluíam às fronteiras do oeste e as cidades mineiras surgiam de um dia para outro. O governo concedeu fazendas aos colonos e reservou terras para escolas que mais tarde tornaram-se universidades estatuais.

abraham-lincoln_00412399
O presidente americano Abraham Lincoln (1809-1865) foi morto durante a apresentação de uma peça no Teatro Ford, em Washington, pelo ator John Wilkes Booth (1838-1865). Na noite de 15 de abril de 1865, Booth protagonizou a cena que o eternizou. Ele era um sulista inconformado com a derrota na guerra civil e fazia parte de uma conspiração que envolvia outras pessoas e outros alvos. Booth sacou uma pistola Derringer calibre 44 e disparou um único tiro contra a nuca do presidente, Lincoln é socorrido por médicos que estavam na região e levado às pressas a uma casa do outro lado da rua. Mas a bala se alojara atrás do olho direito, e o presidente não resiste aos ferimentos. Booth fugiu por 12 dias, até ser morto na Virgínia.

Para marcar a data, o Departamento de Estado publicou no link http://ow.ly/LBsjL trechos da correspondência diplomática que mostram a repercussão do caso entre várias pessoas dos EUA e do mundo, que expressam suas condolências. Para os americanos, o maior legado desse presidente foi a liberdade. Ele já foi tema de 14 mil livros e do filme “Lincoln”, de 2012.

Frases e Pensamentos de Abraham Lincoln.

“É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida.”

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”

“Deus deve amar os homens medíocres. Fez vários deles.”

“Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces.”

“Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião.”

     ” Deus abençoe a América.”

RELATED ARTICLES

Most Popular