quinta-feira, junho 13, 2024
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No Dia Mundial de Prevenção da Diabetes: 8 dicas para prevenir a doença.

A importância de combater o diabetes é tão grande, que existe um dia mundial de prevenção da doença: 14 de novembro.
 
O diabetes já é considerado por muitos especialistas epidemia mundial e segundo estimativas, mais de 380 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a doença.
 
O que muita gente não sabe, no entanto, é que algumas atitudes simples à mesa podem evitar que o problema apareça.
 
Para reforçar a data, listamos 8 dicas para prevenir a doença.
 
Leite e derivados magros
Na hora de consumir leite, iogurtes ou queijos, o ideal é que a versão desnatada ou light seja preferida.
 
Alimentos ricos em fibras
Frutas e verduras devem fazer parte do cardápio.
“Incorpore na sua dieta habitual a maior quantidade possível e evite descascar algumas frutas, como figo, pêssego e maçã, o que pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo”.
 
Evite temperos industrializados
Os temperos industrializados contêm grande quantidade de sal. Você pode ver aqui 10 temperos naturais que substituem o sal:
Cebola, alho, salsinha, alecrim, manjericão, hortelã, coentro, limão, pimenta e gengibre.
 
Evite fritura
No lugar de frituras, dê preferência a alimentos grelhados e cozidos.
Além disso, é necessário também diminuir a quantidade de gorduras, como óleo, manteiga, e de carboidratos.
“Infelizmente, a dieta habitual da nossa população é sempre mais rica em gorduras e carboidratos e pobre em proteínas do que o desejado”.
 
Evite também fast food
No lugar das chamadas comidas rápidas, nutricionistas aconselham que seja escolhida comida com preparação caseira.
 
Inclua peixe na dieta
Ricos em ômega 3, os peixes, principalmente os de águas profundas e geladas, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha, devem fazer parte da dieta, pois trazem inúmeros benefícios à saúde.
 
Coma amêndoas
As amêndoas, em especial, são ricas em gorduras boas, monoinsaturadas e poli-insaturadas e contêm boas quantidades de magnésio.
 
Consuma também aveia e farinha integral
Segundo Ana Maria, a aveia e a farinha integral são alimentos ricos em fibras, que vão evitar os picos de glicose e da produção de insulina.
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