quinta-feira, junho 13, 2024
InícioFique por dentroTrump assina ordem ampliando medidas de veto a imigrantes e refugiados

Trump assina ordem ampliando medidas de veto a imigrantes e refugiados

Presidente Donald Trump assinou nesta sexta (27) uma ordem executiva implementando “novas medidas de veto” a pessoas que desejam entrar nos EUA. Segundo ele, as ações visam manter “terroristas islâmicos radicais” fora do país.
 
Detalhes sobre as novas medidas ainda não foram revelados, mas, durante a campanha presidencial, Trump havia prometido uma política de “veto extremo”, para assegurar que só entrem nos EUA pessoas que “apoiem o país”, e que teria como base a recusa em aceitar imigrantes e refugiados de países ligados ao terrorismo.
 
Segundo a Deutsche Welle, um rascunho do documento ao qual agências de notícias tiveram acesso previa a suspensão da emissão de vistos para cidadãos de Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen por ao menos 30 dias. Além disso, o plano seria suspender o programa americano de refugiados por 120 dias.
 
A ordem executiva foi assinada no Pentágono, onde o presidente se encontrou com chefes de equipes e participou da cerimônia de posse do novo secretário de Defesa, James Mattis.
Trump também assinou na ocasião uma ordem executiva que visa “reconstruir” as Forças Armadas, aumentando seus recursos e a quantidade de navios e aviões, segundo o presidente.
 
Críticas
O Comitê Internacional de Resgate (IRC) criticou a decisão de Trump em dificultar a entrada de refugiados nos EUA. “Na verdade, os refugiados estão fugindo do terror, eles não são os terroristas”, disse o presidente, David Miliband.
 
Segundo o comitê, o processo atual para que um refugiado seja acolhido pelos Estados Unidos pode levar até 36 meses e envolve análises que chegam a um scanner biométrico. Um candidato é submetido a avaliação de 12 a 15 agências governamentais antes de ter sua entrada autorizada e todo o processo é acompanhado pelo Departamento de Segurança Nacional dos EUA.
 
Fonte: Globo
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular