sábado, outubro 18, 2025
InícioCuriosidadesVisto Americano Negado. O que Fazer?

Visto Americano Negado. O que Fazer?

Para viajar para os EUA, é preciso passaporte válido e visto, mas às vezes o visto americano é negado.
 
O processo é lento e burocrático. Para obter o visto americano, é preciso desembolsar US$ 160 com a taxa, preencher formulários eletrônicos, reservar dois dias para ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado (apenas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo – e sempre fechados nos feriados do Brasil e dos EUA) e, com tudo isto, corre-se o risco de ter o visto negado. Por isto, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de preparar a documentação.
 
Tive o Visto Americano Negado, e Agora?
 
De acordo com esta lei americana, “todo estrangeiro deve ser considerado imigrante, até que ele comprove, junto ao oficial consular, que ele tem direito de ser considerado um visitante no país”. A Section 214(b) é uma famosa cartinha entregue para os que têm o visto americano negado, em função de falta de documentos e mesmo da postura durante a entrevista no CASV.
 
Não são dadas outras justificativas para a recusa do visto além da falta de documentos (os representantes diplomáticos dizem que a carta é autoexplicativa). O viajante simplesmente tem que reiniciar todo o processo, a partir do preenchimento do formulário DS-160
 
A carta 214(b) explica que o turista não está momentaneamente qualificado para entrar nos EUA, de acordo com as leis de imigração. Para solicitar novo visto, é preciso recolher os documentos e pagar novamente a taxa.
 
Em alguns casos, o consulado entende que o pedido do visto americano demanda processamento administrativo adicional – é como se a avaliação tivesse que ser refeita. A resposta oficial é a carta 221(g), que relaciona a documentação faltante. É necessário providenciar os papéis no prazo de um ano após a recusa do visto (mas o pedido pode ser imediato). Neste caso, o turista é isento da taxa. O prazo não é válido quando o consulado informa que o pedido está “sob análise”.
 
Os Motivos do Visto Americano Negado
 
As causas mais comuns para ter o visto negado são a falta de documentação e também a falta de vínculos do turista com o Brasil (os EUA querem garantir que ele voltará para seu emprego e sua família). Comprovantes de renda ou de escolaridade, cópia da última declaração do Imposto de Renda e extratos fundamentais ajudam a superar estas dificuldades.
 
Ficar nervoso no momento da entrevista também não ajuda em nada. As perguntas são simples e diretas: “quais lugares você vai visitar?“; “pretende fazer compras?”; “de quanto tempo será a estada?” Mesmo assim, muitas pessoas se confundem e prestam informações contraditórias em relação ao que foi declarado no site. Este é um erro fatal.
 
Geralmente, quando a documentação é satisfatória, o visto americano é negado por questões subjetivas e arbitrárias. A prova disto é que muitas pessoas, sem alterar nada em suas informações, obtêm a autorização de entrada na segunda tentativa. Seja como for, se a viagem já está marcada, é preciso procurar o consulado com boa antecedência.
 
Fonte: http://www.vistoamericano.org   / https://br.usembassy.gov/pt/vistos/
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Most Popular