segunda-feira, abril 22, 2024
InícioNotíciasAto na Paulista apoia mãe que tenta recuperar filho levado por pai...

Ato na Paulista apoia mãe que tenta recuperar filho levado por pai aos EUA

Amigos e parentes da nutricionista Cíntia Pereira, de 35 anos, fizeram uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (17), para apoiá-la na tentativa de recuperar a guarda do filho. A criança foi levada aos Estados Unidos pelo ex-marido de Cíntia, Gary Lee Heaton, que é norte-americano.
 
Na disputa, que mobiliza autoridades brasileiras e americanas, Pereira acusa o ex-marido Gary Lee Heaton de sequestrar o filho do casal, de 5 anos, em dezembro de 2015, após perder na Justiça brasileira um processo sobre a guarda do garoto. Ele viajou com o filho por terra de São Paulo até o Paraguai, onde embarcaram rumo a Utah, seu Estado natal. O pai conseguiu a guarda em decisão da Justiça norte-americana.
 
Para tentar recuperar a guarda do menino, a nutricionista viajou aos Estados Unidos, mas em maio perdeu o processo sobre a guarda do filho.
O caso é acompanhado pela Autoridade Central Administrativa Federal do Brasil (ACAF) para a Convenção de Haia, ligada ao Ministério da Justiça, e pelo órgão correspondente americano.
 
Caso Sean Goldman
A disputa pela guarda do menino ecoa o caso Sean Goldman, que também envolveu os governos do Brasil e dos EUA.
Em 2004, uma brasileira que vivia nos EUA fugiu para o Brasil com o filho que havia tido com um americano. O caso gerou grande repercussão nos dois países e mobilizou autoridades americanas, que apoiaram a demanda paterna.
 
Quatro anos depois, a mãe morreu no Brasil durante um parto de outro filho. Em 2009, o garoto foi devolvido ao pai após decisão do Supremo Tribunal Federal.
 
Fonte: G1
Foto: J. Duran Machfee/Futura Press/Estadão Conteúdo
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular