domingo, março 16, 2025
InícioNotíciasAto na Paulista apoia mãe que tenta recuperar filho levado por pai...

Ato na Paulista apoia mãe que tenta recuperar filho levado por pai aos EUA

Amigos e parentes da nutricionista Cíntia Pereira, de 35 anos, fizeram uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (17), para apoiá-la na tentativa de recuperar a guarda do filho. A criança foi levada aos Estados Unidos pelo ex-marido de Cíntia, Gary Lee Heaton, que é norte-americano.
 
Na disputa, que mobiliza autoridades brasileiras e americanas, Pereira acusa o ex-marido Gary Lee Heaton de sequestrar o filho do casal, de 5 anos, em dezembro de 2015, após perder na Justiça brasileira um processo sobre a guarda do garoto. Ele viajou com o filho por terra de São Paulo até o Paraguai, onde embarcaram rumo a Utah, seu Estado natal. O pai conseguiu a guarda em decisão da Justiça norte-americana.
 
Para tentar recuperar a guarda do menino, a nutricionista viajou aos Estados Unidos, mas em maio perdeu o processo sobre a guarda do filho.
O caso é acompanhado pela Autoridade Central Administrativa Federal do Brasil (ACAF) para a Convenção de Haia, ligada ao Ministério da Justiça, e pelo órgão correspondente americano.
 
Caso Sean Goldman
A disputa pela guarda do menino ecoa o caso Sean Goldman, que também envolveu os governos do Brasil e dos EUA.
Em 2004, uma brasileira que vivia nos EUA fugiu para o Brasil com o filho que havia tido com um americano. O caso gerou grande repercussão nos dois países e mobilizou autoridades americanas, que apoiaram a demanda paterna.
 
Quatro anos depois, a mãe morreu no Brasil durante um parto de outro filho. Em 2009, o garoto foi devolvido ao pai após decisão do Supremo Tribunal Federal.
 
Fonte: G1
Foto: J. Duran Machfee/Futura Press/Estadão Conteúdo
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Most Popular