quinta-feira, julho 18, 2024
InícioNotíciasExposição fotográfica documenta a aliança EUA-China na Segunda Guerra Mundial.

Exposição fotográfica documenta a aliança EUA-China na Segunda Guerra Mundial.

Para ajudar a celebrar o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o Pentágono está exibindo fotos da campanha no Teatro China-Birmânia-Índia*, que viu pelo menos 250 mil efetivos militares dos EUA unir forças com o povo chinês em uma luta compartilhada para se livrar da intervenção estrangeira.
A exposição surgiu de uma visita de 2010 à Administração Nacional de Arquivos e Registros por uma equipe de estudiosos e pesquisadores chineses liderada por Zhang Dongpan. O grupo encontrou 23 mil fotos retratando a cooperação durante a guerra entre os EUA e a China e posteriormente exibiu muitas delas em cidades por toda a China.
A busca de Dongpan começou em 2000 quando uma mulher mostrou a ele uma foto obscura e inexplicável de 1944 do funeral de um funcionário americano em Tengchong, na província de Yunnan. Em virtude de sua subsequente pesquisa e exposição de centenas de imagens, milhões de chineses aprenderam sobre a aliança de seu país com os Estados Unidos durante a guerra.

Na abertura da exposição “Memórias Nacionais” no Pentágono em 18 de março, o chefe do Comando Conjunto do Estado-Maior, general Martin Dempsey*, disse que a exposição ajuda as pessoas “nos dois lados do Pacífico a lembrar de sua participação em nossa história compartilhada” e permite que elas a usem orgulhosamente para “aprofundar a compreensão e a comunicação entre os Estados Unidos e a China”.
O coronel aposentado do Exército dos EUA John Easterbrook, em um prefácio para a exposição, disse que os chineses “têm um provérbio que diz que o povo chinês nunca esquece um amigo e esta exposição é uma pequena manifestação desse fato”. Easterbrook também escreveu um artigo** de revista sobre a campanha China-Birmânia-Índia.
Easterbrook acrescentou que quando as fotos foram exibidas na cidade chinesa de Shenzhen, estudantes de uma escola de ensino médio local usaram cartões postais impressos com algumas das imagens para escrever mensagens de agradecimento a veteranos dos EUA. Os cartões “causaram uma profunda e grata impressão”, disse ele.
Em sua introdução à exposição no Pentágono, Dongpan escreveu: “Nós vemos nestas fotografias um lembrete da amizade entre os povos chinês e americano.”

Fonte: Share america

americano cigarroEsta exposição fotográfica de 14 de outubro de 1944, retrata um civil chinês mais velho acendendo o cigarro com um sargento do Exército dos EUA que ajudou a expulsar as forças japonesas de Tengchong (Arquivo Nacional dos EUA).

RELATED ARTICLES

Most Popular