sexta-feira, maio 3, 2024
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Saiba como funciona o Processamento Consular para o GREEN CARD.

O Green Card (residência permanente nos Estados Unidos da América) pode ser solicitado por qualquer pessoa que preencha os requisitos previstos na Legislação de Imigração Americana. Caso a pessoa esteja dentro do território americano, ela mesma pode fazer toda a tramitação. Porém, se a pessoa que deseja obter o documento está fora do País, ela deve recorrer ao Processamento Consular. É importante entender que, independente da situação, você terá que ter uma pessoa ou empresa responsável por você neste processo. A esta pessoa (ou empresa) dá-se o nome de patrocinador (ou sponsor, em inglês).

Passo-a-passo para obter o Green Card por meio do Processamento Consular.

Para ajudá-lo a entender como funciona a solicitação da residência permanente por meio do processamento consular, preparamos um roteiro para você, explicando tudo que acontece a cada passo do processo. É importante entender

1 – Demonstrar que você se encaixa em alguma das categorias elegíveis ao Green Card.
O primeiro passo é demonstrar que você se encaixa em uma das categorias previstas na legislação americana elegíveis para receber o green card (residência permanente). Por exemplo, se você for casado(a) com um cidadão americano, você faz jus ao documento via “relação familiar”.

2 – Entrar com o pedido de solicitação da residência permanente
(Green Card)
A partir do momento em que você sabe em qual das categorias previstas na legislação você se encaixa (familiar, empregatícia, programas humanitários, etc), a pessoa ou empresa que será responsável por você (seu patrocinador) deverá fazer a petição ou solicitação de imigração e enviar para o Serviço de Imigração (USCIS). O formulário a ser preenchido dependerá da categoria em que você se enquadra para ter direito ao Green Card.

     Categoria
Vínculo Familiar – Nesta caso, o cidadão americano ou o parente que tenha a residência permanente (patrocinador) preencha o formulário Form I-130

Empregador – Normalmente neste caso, o empregador americano (patrocinador) deverá preencher o formulário Form I-140 (Solicitação para Trabalhador Estrangeiro).
No caso de empreendedores que pretendam investir nos Estados Unidos, o formulário é o Form I-526 (Solicitação de Imigração para Empreendedor Estrangeiro)

Classes Especiais de Imigrantes –    Neste casos, os imigrantes devem preencher o Form I-360, (Solicitação para Amerasian, viúvos(as) e Imigrantes Especiais), ou ter o formulário preenchido em seu favor.

Programas Humanitários – Na maioria dos casos, programas humanitários não exigem o preenchimento de nenhum formulário. Porém, podem ser exigidos outros requisitos para permitir a imigração.

3 – Aguardar a decisão a respeito da sua petição.
Após o formulário ser preenchido e enviado para o Serviço de Imigração (USCIS), você deverá aguardar a resposta ao seu pedido.
Se o pedido for negado, o USCIS informará quais foram as razões pelas quais o seu pedido foi negado e se você poderá ou não apelar da decisão.
Se o pedido for aprovado e você estiver vivendo fora dos Estados Unidos (ou vivendo nos EUA mas optou por solicitar o documento no exterior), o Serviço de Imigração (USCIS) enviará a solicitação aprovada para o National Visa Center (NVC) que deverá emitir um número de visto para você.

4 – Aguardar a notificação do National Visa Center (NVC)
O National Visa Center informará a você e ao seu patrocinador quando a petição/solicitação foi recebida e também, quando o número de visto de imigração está prestes a ser liberado. O NVC informará, ainda, se será necessário enviar alguma documentação complementar e, também, sobre as taxas de processamento de visto e imigração (“fee bills”)
Você não precisa entrar em contato com o National Visa Center para saber sobre o andamento da sua solicitação de residência permanente. Se necessário, eles entrarão em contato com você. Porém, caso haja qualquer alteração relacionadas à sua situação pessoal (por exemplo: endereço, estado civil, etc), você deverá entrar em contato com o “NVC Contact Information”

5 – Entrevista
O último passo antes de obter o Green Card é a entrevista. Uma vez que o visto está disponível, o escritório consular vai marcar uma entrevista com você. Após a entrevista, o escritório consular vai decidir se você está apto ou não a receber o Green Card.

6 – Aguardar o recebimento do “Visa Packet”.
Se tudo foi bem na entrevista e o visto de imigração foi concedido a você,  o escritório consular vai enviar o “Visa Packet” para o seu endereço. O “Visa Packet” conterá informações a respeito do seu processo de solicitação do visto de imigração. Este pacote não deve ser aberto por você.
Ao chegar nos Estados Unidos, você deverá entregar o seu “Visa Packet” para o serviço de imigração. Você será inspecionado pelos funcionários da alfândega e, caso eles não encontrem nenhum empecilho, você será admitido como residente permanente nos Estados Unidos, podendo viver e trabalhar legalmente no País.

7 – Aguardar o recebimento do Green Card
Você receberá o seu Green Card pelo correio. Se isto não ocorrer no prazo de 45 dias contados da sua chegada ao país, você deverá telefonar para o USCIS National Customer Service Center (1-800-375-5283) ou ir diretamente ao escritório local. Caso você prefira ir ao escritório, é necessário agendar a sua visita por meio do Infopass.

Assim é o processo de solicitação de residência permanente nos Estados Unidos para as pessoas que não residem no País ou que, residindo, façam a opção de solicitar o Green Card, do exterior.

 Esperamos que possa ser útil para você!

Se gostar, compartilhe com os amigos que estão pensando em se candidatar ao Green Card, a informação pode ser importante para eles.

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/visas.html

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