O estado de Washington não tem nada a ver com a famosa cidade de mesmo nome, capital dos Estados Unidos. Enquanto aquela está situada a nordeste, o estado de Washington fica do outro lado do país, no extremo noroeste, fronteira com o Canadá, e entre os dois lugares existem milhares de quilômetros.
Washington é o único entre os 48 estados em que você pode explorar um parque nacional localizado em uma floresta temperada pela manhã, fazer caminhadas nas trilhas de um monumento vulcânico nacional e sentir o odor de “sálvia do deserto” ao anoitecer.
O Northern Cascades National Park. é a principal e maior reserva florestal do estado e está situado na região norte, junto à fronteira com o Canadá. Saindo de Seattle, a melhor forma de chegar lá é seguindo pela estrada 5, e depois pela 20, que cruza o parque exatamente pelo meio. É uma região montanhosa, onde estão também lagos, rios, cascatas, pinheiros e diversos animais selvagens.
Washington originalmente fazia parte do estado de Oregon e foi somente em 1889 que emancipou-se e passou a constituir um novo estado. Praticamente toda região costeira de Washington é ‘scenic’, como gostam de dizer os americanos, ou seja, um lugar que oferece belos visuais, entrecortado por lagunas, rochedos e formações diferentes, e que com certeza fornece cenário para fotos incríveis. A região conhecida como Olympic Peninsula, situa-se no extremo noroeste do país, e fica praticamente de frente para o Canadá.
O litoral de Washington tem uma combinação única de praias de areia branca e costa rochosa acidentada onde, duas vezes por dia, quando a maré está baixa, as crianças deliciam-se na descoberta de piscinas naturais cheias de anêmonas, caracóis, pequenos peixes, mexilhões, cracas e caranguejos, pequenos e grandes.