quinta-feira, junho 19, 2025
InícioNotíciasAmericanos são saudados como heróis por impedir ataque a trem.

Americanos são saudados como heróis por impedir ataque a trem.

 

Depois de desarmar e render um suposto terrorista em um trem que ia de Amsterdã a Paris na sexta-feira (21), três americanos foram homenageados neste domingo (23) na embaixada dos Estados Unidos na França.
O universitário Anthony Sadler, de 23 anos, o membro da Força Aérea dos EUA Spencer Stone, de 23, e o agente da Guarda Nacional Alek Skarlatos, de 22, foram tratados como heróis e recebidos pela embaixadora Jane Hartley, em Paris.

trio
Os três abordaram, desarmaram e imobilizaram um homem identificado como Ayoub El-Khazzani, depois que ele disparou com um fuzil no interior do vagão. O atirador ainda feriu Stone diversas vezes com um estilete.
Spencer afirmou que viu o atirador com o fuzil AK-47, que parecia emperrado, e Skarlatos bateu no ombro dele dizendo para agirem. “Não foi uma decisão consciente. Simplesmente agimos”, disse Skarlatos, em entrevista transmitida pelo canal Fox News.

“Alek tirou a arma da mão dele e eu dei uma chave de braço. Ele pegou um estilete e começou a acertar o meu braço. Soltei e nós três começamos a dar socos. Consegui agarrá-lo novamente e o deixei inconsciente”, afirmou Spencer.
Um cidadão francês acabou levando um tiro no pescoço na ação e Spencer relatou que conteve a hemorrogia, enquanto aguardava a chegada de atendimento médico. “Ainda não caiu a ficha do que aconteceu”, afirmou.
Sadler disse que a lição aprendida é de que se esconder nestas situações não ajuda. “O atirador teria sido bem-sucedido se meu amigo Spencer não tivesse levantado”, afirmou.
“Ele parecia estar disposto a ir até o final. E nós também”, completou Spencer. A ação, que pode ter salvado algumas vidas, rendeu ainda um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O britânico Chris Norman, que ajudou o trio americano a deter o atirador, resumiu:

— Sem Spencer, estaríamos todos mortos.

O ator francês Jean-Hughes Anglade, que estava no trem, agradeceu os americanos:

— Estávamos no lugar errado com as pessoas certas. É um milagre.

Ataque
O atirador foi formalmente identificado como o cidadão marroquino Ayoub El Khazzani, apontado pelas autoridades espanholas como pertencente a um movimento islamita radical.
O agressor embarcou no trem em Bruxelas fortemente armado, com um fuzil Kalashnikov, e foi imobilizado por passageiros, entre eles os militares americanos que estavam de férias.
Segundo a emissora “BFM TV”, ele teria negado ser terrorista e dito que pretendia assaltar os passageiros. Fontes policiais francesas ouvidas pela France Presse disseram que a declaração não convenceu os investigadores.

france_train_attack_fran

Fonte: Reuters e LILLE, FRANÇA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Most Popular