Com o dólar elevado, as despesas dos brasileiros no exterior continuam em trajetória de queda. Segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira, os gastos dos turistas brasileiros em passeios no exterior totalizaram 1,26 bilhão de dólares em setembro, o que corresponde a uma baixa de 47% ante igual mês do ano passado, quando somou 2,38 bilhões de dólares. Em relação a agosto, as despesas mostraram estabilidade.
Apesar de o real estar mais barato para os estrangeiros, o gasto de viajantes ao país também diminuiu (0,1%), somando 486 milhões de dólares. A diferença entre o que os brasileiros gastam lá fora e o que os estrangeiros desembolsam aqui ficou com um saldo negativo de 744 milhões de dólares, o que representa uma baixa de 59,1% frente ao registrado em setembro de 2014.
No pregão desta sexta-feira, a moeda americana avançava, chegando a 3,92 reais. Em um ano, o dólar já teve uma valorização de mais de 60%. A escalada da divisa encarece o preço de passagens, hotéis, passeios e produtos consumidos no exterior. Além disso, os brasileiros estão cada vez menos propensos a gastar com a crise econômica que se arrasta por aqui.
No acumulado do ano, o montante deixado por estrangeiros no país somou 4,33 bilhões de dólares, queda de 19% sobre os 5,34 bilhões de dólares registrados no ano passado. Já o total gasto por brasileiros no exterior totalizou 14,13 bilhões de janeiro a setembro, retração de 38% ante os 19,57 bilhões de dólares vistos no mesmo intervalo de 2014.
Fonte: Veja