quinta-feira, maio 2, 2024
InícioDicasDicas de como evitar problemas na hora de passar na alfândega.

Dicas de como evitar problemas na hora de passar na alfândega.

Quem faz viagens internacionais sabe que passar na alfândega pode fazer o retorno para casa ser desgastante. Respeitar as cotas de compras, declarar os bens e valores, tudo isso gera muita tensão entre os passageiros. As regras existem, mas algumas vezes são ignoradas pelos viajantes.

Se você decidir não declarar os bens adquiridos em viagem ao passar na alfândega, saiba que está contando com a sorte. Mesmo na fila de nada a declarar, corre o risco de ser interceptado por um agente alfandegário. Se tiver ultrapassado a cota ou levar na bagagem algo que deveria obrigatoriamente ser declarado, além do imposto, vai pagar multa.

Roupa inadequada para a época do ano
Roupas são consideradas itens de uso pessoal e, por isso, não precisam ser declaradas e nem estão sujeitas à tributação, a menos que… estejam um pouco fora do padrão. Se o seu destino for Orlando, por exemplo, no verão e a sua mala voltou cheia de casacos, o agente alfandegário vai torcer o nariz., caso a bagagem seja inspecionada. Cuidado também com repetições de um mesmo modelo de roupa em cores e tamanhos diferentes. Isso pode ser interpretado como a famosa muamba.

Eletrônicos
Celulares, máquinas fotográficas e computadores são os bens mais apreendidos na chegada ao Brasil ou sujeitos a multas. As pessoas não entendem muito bem o que está abrangido no valor da cota ou tentam dar o velho jeitinho brasileiro, que tem grande chance de não funcionar. Sempre que trouxer um ou mais bens adquiridos em viagem, declare. Se o valor ultrapassar US$ 500, você fica sujeito a uma multa igual a 50% do valor excedente. Faça as contas e veja se compensa mais trazer ou comprar no Brasil, ciente de todos os impostos.

Armas de brinquedo
Armas de brinquedo só são permitidas se elas realmente parecerem com um brinquedo, com cores extravagantes e afins. Caso elas sejam mesmo semelhantes às originais nem podem entrar no país. Assim que as autoridades encontrarem o artefato na sua bagagem, pode haver uma confusão desnecessária. Para evitar, melhor passar longe desse tipo de coisa.

Sementes
Digamos que durante a sua incrível viagem de férias descobriu uma espécie de planta incrível que precisava ser plantada no Brasil. Como não poderia deixar passar a oportunidade, trouxe um saquinho de menos de aproximadamente 100g com sementes. Colocou na mala e nem se preocupou com aquilo. Mas deveria! Em qualquer quantidade, sementes, produtos agrícolas e veterinários devem ser declarados. Caso um agente alfandegário decida revistar a sua mala e descubra as sementes não declaradas, a multa é quase iminente.

Comida
Não esqueça de preencher a declaração de bens entregue ainda no avião. Assim como acontece com as sementes, qualquer tipo e quantidade de alimento deve ser declarado, sob pena de uma multa pesada.

Cremes e perfumes
Cosméticos são considerados produtos de uso pessoal, da mesma forma que as roupas. Mas a questão é não abusar para evitar problemas ao passar na alfândega. Trazer várias embalagens de um mesmo creme ou perfume pode despertar suspeitas dos agentes alfandegários. Na hora eles podem identificar isso como objetos destinados à comercialização. O resultado é mais multa.

Matérias relacionadas:

7 coisas para não dizer ao passar pela imigração.

Custo de emissão de passaporte sobe 65%

Passaporte: Confira as 10 mudanças na Lei.

Instagram: miamieflorida

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular