segunda-feira, abril 21, 2025
InícioNotíciasNúmero de pessoas sem-teto em New York aumenta 39% em um ano

Número de pessoas sem-teto em New York aumenta 39% em um ano

O número de pessoas sem-teto na cidade de Nova York subiu 39% em um ano, chegando a 3.892, o seu máximo em 12 anos, segundo dados publicados na quarta-feira (5) pelo Departamento de Serviço às Pessoas Sem Domicílio Fixo.
 
O departamento explicou que o número representa a quantidade de pessoas sem lar em uma noite de inverno, em 6 de fevereiro, a maior contagem desde 2005, deixando aparente as imensas desigualdades de renda em Nova York, a cidade com mais bilionários do mundo.
 
As autoridades atribuem o aumento a um inverno mais quente, alta dos aluguéis a um ritmo superior ao dos salários e à pouca disponibilidade de casas a preços razoáveis, o que provocou uma crise habitacional.
 
A renda média por lar aumentou 4,8% comparada com a alta de 18,3% dos aluguéis entre 2005 e 2015, disse o departamento.
“Embora saibamos que temos muito a fazer, continuamos abrindo mais abrigos para pessoas sem-teto e oferecendo mais programas aos nova-iorquinos para ajudá-los a fazer a transição das ruas para uma casa permanente”, disse o prefeito da cidade, Bill de Blasio.
 
A ONG Coalition for the Homeless informou que cerca de 60 mil pessoas dormem em abrigos a cada noite – incluindo 22 mil crianças -, e que nos anos recentes a taxa de cidadãos sem-teto alcançou cifras nunca vistas desde a Grande Depressão que seguiu a crise de 1929.
 
Em novembro de 2015, De Blasio anunciou um plano de US$ 2,6 bilhões para construir novos lares para os mais vulneráveis em 15 anos.
 
O departamento declarou na quarta-feira que as primeiras 500 unidades estarão prontas neste ano.
 
Fonte: France Presse / Globo
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Most Popular