domingo, maio 26, 2024
InícioNotíciasSuspeita de terrorismo: Caminhão atropela multidão e mata dezenas de pessoas na...

Suspeita de terrorismo: Caminhão atropela multidão e mata dezenas de pessoas na França

Um caminhão atingiu diversas pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, na França. Testemunhas afirmam em redes sociais que há diversos feridos e emissoras de TV dizem que são 30 mortos.
 
A agência Reuters, citando a emissora de TV BFM, fala que há pelo menos 60 mortos. A CNN também diz que a polícia local contabiliza 60 mortos, além de 100 feridos. Já jornal francês “Le Figaro” menciona uma fonte policial que diz serem 73 mortos.
A colisão aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). Segundo autoridades citadas pela agência France Presse, o motorista foi morto a tiros pela polícia.
 
No Twitter, o ex-prefeito de Nice e atual presidente da Metrópole Nice-Cote D’Azur, Christian Estrosi, pede que as pessoas não saiam de suas casas e diz que irá continuar divulgando informações. “O motorista de um caminhão parece ter causado dezenas de mortes”, escreveu.
Nice 2
O jornal “Nice Matin” diz que um de seus repórteres estava no local acompanhando a celebração e relatou que um grande grupo de pessoas começou a correr e o clima era de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente.
 
A publicação francesa também publicou a imagem retirada de uma tela de TV que mostra um caminhão branco cercado por policiais e com o vidro dianteiro atingido por diversos tiros. Algumas testemunhas haviam afirmado que a polícia atirou contra o motorista para tentar impedir o atropelamento e que “ocupantes” do veículo também atiraram, sem precisar quantas pessoas estariam no caminhão.
 
Táxis que estavam na região estão transportando gratuitamente pessoas que tentam deixar o local, ainda de acordo com o “Nice Matin”.
A polícia montou um perímetro de isolamento e cercou o veículo.
Autoridades francesas estão pedindo que as pessoas não divulguem rumores em redes sociais, depois que alguns posts falaram em supostos reféns em um restaurante e um hotel em Nice e um incêndio em Paris. Todos esses boatos foram desmentidos.
nice 3
 
Após ser informado sobre o caso, o presidente francês François Hollande, que estava em Avignon (sudeste), voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta para sexta-feira (hora local), indicou a presidência francesa à AFP.
 
A conta oficial de Paris no Twitter postou uma mensagem de solidariedade. “Paris está com Nice. Estamos com vocês de todo o coração. Estamos unidos”, diz o texto. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou em seu perfil: “Em nome dos parisienses, nosso mais fraternal apoio ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas”, escreveu.
 
O Twitter lançou a operação #PortesOuvertesNice (Portas Abertas Nice), para que pessoas recebam em suas casas aqueles que estão tentando se abrigar, e o Facebook ativou o status de segurança para que os que estão na cidade confirmem que estão a salvo.
Nice 4
 
Dia da Bastilha
O Dia da Bastilha é um feriado que comemora, todo dia 14 de julho, a Tomada da Bastilha em 1789, evento decisivo para o início da Revolução Francesa. A bastilha era uma antiga fortaleza usada pela monarquia como prisão.
 
Fonte: Globo
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular