quinta-feira, julho 18, 2024
InícioNotíciasA iniciativa "100 Mil Unidos pelas Américas" tem impulsionado intercâmbios estudantis nos...

A iniciativa “100 Mil Unidos pelas Américas” tem impulsionado intercâmbios estudantis nos EUA.

A iniciativa 100 Mil Unidos pelas Américas* do governo Obama levou anualmente mais de 72 mil estudantes da América Latina e do Caribe para os Estados Unidos.
Cerca de 47 mil estudantes dos EUA estão também estudando em países em toda a região, afirmou o secretário de Estado, John Kerry, à 45a Conferência Anual de Washington do Conselho das Américas em 21 de abril.
“Desde a primeira vez que o presidente Obama anunciou a iniciativa 100 Mil Unidos pelas Américas em 2011, os números de intercâmbios estudantis aumentaram 13% para estudantes dos EUA na região e 12% para estudantes da região nos EUA”, afirmou Kerry, acrescentando que os Estados Unidos estão expandindo a iniciativa através de um fundo de inovação com milhões de dólares doados pelo setor privado.
As empresas doadoras “estão avaliando como essas parcerias criam novos programas de intercâmbio para estudantes que poderão ter um impacto transformador e desenvolver uma força de trabalho de que (…) [elas] necessitam no século 21. E funciona dessa maneira. É uma proposta muito simples”, disse ele.
Kerry afirmou que os jovens na América Latina e no Caribe estão “mais conectados, mais conscientes do ponto de vista social, mais ambiciosos, mais exigentes do que qualquer geração anterior”, com “expectativas muito altas em relação a seus governos e em relação a suas próprias vidas” e “impacientes com os impedimentos à mobilidade social e econômica”.
Juntamente com a Iniciativa 100 Mil Unidos pelas Américas, os Estados Unidos estão entrando em contato com jovens na região através da sua Iniciativa Jovens Líderes das Américas e investindo US$ 70 milhões em programas relacionados à educação, à capacitação e ao emprego na América Latina e no Caribe para ajudar os jovens a ter êxito na economia do século 21.

Fonte: Consulado Geral dos Estados Unidos-RJ e Share America.

RELATED ARTICLES

Most Popular