quarta-feira, maio 1, 2024
InícioNotíciasApós anos de restauração, St Patrick's Cathedral, em Nova York, aguarda chegada...

Após anos de restauração, St Patrick’s Cathedral, em Nova York, aguarda chegada do Papa Francisco.

A restauração da St. Patrick’s Cathedral, sede da Arquidiocese Católica de Nova York, está chegando ao fim após três anos. A obra, em uma das igrejas mais conhecidas dos EUA, acaba bem a tempo da visita do Papa Francisco, que acontece na próxima semana.

O projeto de restauração foi anunciado oficialmente em março de 2012, durante as festividades do Saint Patrick’s day ou Dia de São Patrício. A reforma transformou a construção, que ficou coberta de andaimes todo o tempo.

Depois de décadas, as duas torres do local, de cerca de 100 metros, foram lavadas. No interior, os 3.700 painéis, os 75 vitrais e as portas de bronze, que ficam na Quinta Avenida, também sofreram limpeza e reparação.

new-york-st-patricks

No Local de Trabalho Diário
Um aspecto complicado foi o fato de que a catedral permaneceu aberta ao público durante todo o tempo. O trabalho foi feito junto com a realização de missas diárias e os cinco milhões de visitantes que passaram por lá todos os anos.

“Era como uma constante dança para nos movermos”, lembra Eileen McCarthy, uma das gerentes.

“Tudo foi feito durante o dia, enquanto a igreja estava ocupada com turistas e visitantes passeando. Então, era uma grande preocupação, pois você está trabalhando em um local muito vivo”, comenta.

Segundo ela, a situação tinha suas desvantagens e vantagens: os trabalhadores da construção precisaram aprender a usar suas “vozes interiores”, mas também tiveram a oportunidade de interagir com o público.

“As pessoas paravam para nos perguntar sobre o trabalho”, disse ela. “É muito legal, você pode explicar um pouco do que está acontecendo”, acrescenta.

Momentos Dinâmicos
Fazer uma reforma em uma igreja também proporcionou momentos inesperados para os trabalhadores. McCarthy se lembra de uma vez, no final de 2013, quando ela e alguns dos pintores estavam sobre andaimes localizados na parte central da catedral, escondidos da vista das pessoas.

“De repente, começamos a ouvir a voz de uma jovem mulher cantando a ‘Ave Maria’ a capela”, disse ela. “Todos nós simplesmente congelamos, paramos… Isso não é algo que você teria em um local de trabalho normal”.

Timing Perfeito
O projeto teve sorte. Jeff Keeley, que trabalha para a empresa de andaimes, disse que todo o processo foi “muito tranquilo”, sem incidentes de segurança, e, toda vez que precisavam, tinham céu limpo e bom tempo. Eles foram “muito felizes em um monte de maneiras”, disse ele, acrescentando, depois de pensar mais sobre o assunto: “provavelmente abençoados”.

E o sentimento positivo se estende até a chegada do Papa Francisco, marcada para o dia 24 de setembro. Keeley disse que os trabalhadores ficaram animados quando descobriram que seus esforços seriam vistos pelo cabeça da religião.

“Algumas vezes você faz coisas e ninguém realmente se importa”, disse ele. “Quando o Papa vier, espero que ele note, certo? Ele vai olhar e dizer: “Uau, isso realmente parece bom”, diz.

História
A igreja realizou sua primeira missa em 1879 e foi declarada um marco nacional em 1976. A restauração, que custou cerca de US$ 175 milhões, foi a mais extensa desde os anos de 1940.

Fonte: Globo

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Most Popular