O Estado Livre Associado de Porto Rico, situado no Caribe, é a mais oriental das Grandes Antilhas e fazem parte de seu território as ilhas Vieques, Mona e Culebra. Sua capital é San Juan.
A Cordilheira Central, coberta por florestas tropicais, corta seu território e nas planícies litorâneas é cultivado o açúcar. Esse cultivo foi responsável pela presença de negros escravos, trazidos para trabalhar nas lavouras, desde o século 16 . A escravidão foi proibida apenas em 1873.
Em 1508, 15 anos após o desembarque de Cristóvão Colombo, a ilha de Borinquém, no Caribe, se tornou um domínio colonial espanhol. Em 1898, Cuba lutava pela sua independência, tendo como líder José Martí, num movimento que se estendeu até Porto Rico. A intervenção dos EUA, em 1898, na guerra contra a Espanha, acelerou a derrota dos europeus e redundou, para Porto Rico, apenas numa troca de dominação.
A administração colonial norte-americana implantou o inglês como língua oficial e transformou a ilha em produtora de açúcar e base militar. Em 1917, os porto-riquenhos passaram a ter cidadania norte-americana. Vários movimentos de resistência à dominação continuaram ocorrendo e, em 1947, os Estados Unidos permitiram que os moradores da ilha elegessem seu governador.
Em 1959, foi aprovada uma nova constituição que transformou o país em Estado Livre Associado, regime que coloca nas mãos dos EUA os assuntos financeiros e de política exterior do país.
A maior parte da população, de aproximadamente 3,8 milhões de habitantes, é mestiça, descendente de espanhóis (80%) e de escravos africanos (20%). Cerca de três milhões de porto-riquenhos emigraram para os Estados Unidos para escapar da miséria. Os idiomas oficiais são o espanhol e o inglês, e a moeda é o dólar norte-americano.
A pouco mais de duas horas de vôo de Miami e a 30 minutos de San Maarten, Porto Rico é um lugar onde a natureza predomina como principal atrativo turístico, principalmente por causa de suas praias. Por ter permanecido sob o domínio espanhol por mais de 400 anos, possui vários pontos onde é possível conhecer exemplos da arquitetura européia do século 15 ao 19.
Puerto Rico oferece um pacote de turismo que mostra a interessante mistura do antigo com o novo, da cidade colonial murada de Old San Juan a modernos e luxuosos resorts. A Velha San Juan, a região tombada de sete quadras da capital da ilha, é um microcosmo perfeitamente preservado de arquitetura colonial espanhola, e uma volta através da história.
Além da cultura o turismo ecológico também é um ponto forte de Puerto Rico, ao exemplo da floresta El Yunque onde os visitantes podem explorar ou nadar nas baías bioluminescentes. Popular passeio de um dia saindo de San Juan, El Yunque combina toda a magia de uma floresta tropical — árvores majestosas, samambaias gigantes e misteriosos “pios” e “silvos” emanando da densa folhagem das escarpadas montanhas Luquillo. Única floresta tropical do Sistema de Florestas Federais dos Estados Unidos, El Yunque oferece trilhas pavimentadas fáceis para crianças e caminhantes inexperientes.
No parque da caverna do Rio Camuy, explorar as piscinas naturais e os rios subterrâneos. Aqueles que procuram isolamento podem voar para Vieques, uma ilha relativamente inexplorada com praias intocadas, ideais para mergulho livre.
A selvagem e maravilhosa costa de oeste de Porto Rico é uma dos mais importantes destinos de surfe do mundo, e a cidade de Rincón apareceu no mapa quando o Campeonato Mundial de Surf foi realizado aqui na Domes Beach, em 1968. Rincón significa “canto” — é aqui que o Atlântico e o Caribe se encontram, dando origem a ondas que podem quebrar em alturas de até oito metros.
[…] Val Campello – 12 de junho de 2017 0 1 Partilhar no Facebook Tweet no Twitter Com cerca de 97% dos votos favoráveis, […]